SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número3Desempenho Acadêmico de Estudantes Bolsistas durante o Curso de MedicinaO Uso do Role-Play no Ensino da Técnica de Anamnese e de Habilidades de Comunicação para Estudantes de Medicina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

SANTANA, Vinicius Canato; OLIVEIRA, Carlos Rocha  e  RAMOS, Ramon Bossardi. Percepção dos alunos do primeiro ano sobre a aprendizagem baseada em equipes em um novo curso de genética médica. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2019, vol.43, n.3, pp.170-177. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v43n3rb20180256.

Introdução

A educação médica evoluiu consideravelmente nos últimos anos, especialmente através da adoção de novas tecnologias e metodologias ativas. Essas metodologias visam melhorar a aprendizagem e envolver os alunos profundamente no processo. O TBL é uma metodologia amplamente utilizada em escolas de saúde, incluindo escolas médicas. Podemos usá-lo para trabalhar com grandes grupos, divididos em pequenas equipes. Primeiro, os alunos trabalham individualmente, depois dentro das equipes e, finalmente, os grupos cooperam para resolver os problemas aplicados.

Objetivos

Descrever as percepções e a satisfação dos alunos em relação a um curso de Genética Médica organizado em blocos de assuntos em que utilizamos sessões de TBL com estudantes de medicina do primeiro ano.

Métodos

Um curso de Genética Médica foi organizado em blocos de assuntos em que uma sessão de TBL foi realizada em cada um desses blocos para melhorar o processo de aprendizagem. No final do curso, os alunos responderam a um questionário sobre satisfação e percepções.

Resultados

Pela primeira vez nós descrevemos um curso de Genética Médica organizado em 5 blocos de assuntos, compreendendo 25 doenças genéticas, nos quais, uma sessão de TBL foi conduzida em cada um desses blocos. Participaram um total de 290 alunos, dos quais 96% estavam satisfeitos com o método de TBL. Além disso, 97% dos estudantes acreditam que o TBL os ajudou a aprender, e 87% aprovaram o uso do TBL no futuro, em outras etapas de seu curso de medicina.

Conclusão

A aplicação do método TBL durante um curso de genética médica foi bem recebida pelos estudantes e se mostrou uma ferramenta importante na estruturação curricular para a educação médica nesta universidade.

Palavras-chave : –Aprendizagem ativa; –Genética Médica.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )