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Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

VINIEGRA, Rocio Fernandes Santos; SILVA, Luis Guilherme Pessoa da; AGUIAR, Adriana Cavalcanti de  e  SOUZA, Luciana. Egressos de um Mestrado Profissional em Saúde da Família: Expectativas, Motivações e Contribuições. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2019, vol.43, n.4, pp.5-14.  Epub 12-Set-2019. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v43n4rb20190078.

O modelo de assistência à saúde pautado na Estratégia Saúde da Família, criada no início da década de 1990, incentivou mudanças no ensino na saúde, evidenciando a necessidade de criar cursos de pós-graduação lato e stricto sensu voltados para capacitar profissionais que fomentem a atenção integral à saúde. Avaliações periódicas são realizadas e estimuladas pela Capes/MEC a fim de manter a qualidade dos cursos de pós-graduação, mas ainda são escassas as avaliações de cursos de mestrado profissional em saúde da família, cujo ensino é recente.

Objetivos

Descrever o perfil acadêmico, contribuição, motivações e expectativas de egressos de um mestrado profissional em Saúde da Família.

Método

Por meio de estudo transversal e quantitativo, foram analisados resultados de 102 questionários respondidos por egressos do Mestrado Profissional em Saúde da Família da Universidade Estácio de Sá (RJ) que concluíram o curso no período de 2007 a 2012. O instrumento foi constituído de perguntas abertas e fechadas, enviado por e-mail e disponibilizado na internet através da plataforma eletrônica Survey Monkey. O estudo avaliou idade, sexo, procedência regional, formação acadêmica, bem como as contribuições, expectativas e motivações relacionadas ao curso.

Resultados

Predominou o sexo feminino e maiores de 30 anos de idade, com egressos oriundos de 13 estados da federação, provenientes, em sua maioria, dos cursos de Medicina e Enfermagem. A contribuição do mestrado na vida profissional foi avaliada como ótima ou excelente por 77% dos entrevistados. As expectativas quanto ao curso foram bem avaliadas, e os principais motivos para a busca do mestrado foram aprimoramento técnico-científico e satisfação pessoal, não sendo significativas as respostas sobre busca por melhores salários ou vínculo empregatício.

Conclusão

O curso foi avaliado positivamente pelos egressos, tendo superado suas expectativas, alcançado os interesses que os levaram a buscar o aprendizado, ocasionando mudanças na vida pessoal e profissional. Uma análise longitudinal do impacto do mestrado profissional na carreira dos egressos demandará uma sequência de estudos semelhantes, como vem sendo estimulado pela Capes/MEC em anos recentes.

Palavras-chave : Educação Médica; Saúde Pública; Avaliação Educacional; Avaliação; Saúde da Família.

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