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Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

SLEUMER, Juliana Peres; CAMPOS, Ângelo Ponte de Freitas; MACHADO, Felipe Anastácio da Silva  e  MOURA, Eliane Perlatto. Adaptação Transcultural e Validação das Propriedades Psicométricas do Instrumento Nutrition in Patient Care Survey (Nips) no Brasil. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2019, vol.43, n.4, pp.26-35.  Epub 12-Set-2019. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v43n4rb20180224.

Introdução

O hábito nutricional inadequado é considerado importante fator de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). O médico tem importante papel na modificação e melhoria do comportamento nutricional de seus pacientes e consequente melhoria da saúde. Neste contexto, é necessário mensurar, mediante instrumentos confiáveis, a atitude de estudantes e médicos sobre nutrição no atendimento a pacientes, para subsidiar intervenções educacionais que impactarão a prática clínica.

Objetivo

Traduzir, adaptar culturalmente e validar o instrumento Nutrition in Patient Care Survey (Nips), que avalia atitudes no cuidado nutricional na prática clínica, para ser utilizado na população de língua portuguesa falada no Brasil.

Metodologia

A versão original Nips em inglês inicialmente foi traduzida para a língua portuguesa e submetida a uma adaptação transcultural do vocabulário e da construção linguística. Esta versão foi retraduzida para o inglês. O questionário foi então aplicado para pré-teste em 30 estudantes de Medicina, com o intuito de eliminar dúvidas quanto à compreensão das perguntas. A versão final do instrumento adaptado foi aplicada a 400 estudantes de Medicina. Foi realizada a análise de confiabilidade e de validade, utilizando-se análise fatorial exploratória pelo método de extração de componentes principais e rotação Varimax

Resultado

Quatrocentos estudantes responderam a todas as perguntas do Nips e foram incluídos na análise. Após análise fatorial, foi definida a estrutura final da escala, que passou a ter 37 itens, em formato Likert de 1 (discordo totalmente) a 5 (concordo totalmente), divididos em dez fatores, diferentemente do observado na escala original, que apresenta cinco fatores. A consistência interna (alfa de Cronbach) para os dez fatores estudados foi superior a 0,60 na maioria deles, e o alfa de Cronbach geral foi superior a 0,50. Na análise de validade do construto, a maioria dos coeficientes de correlação se mostrou significativa (valores p < 0,005). Com essa estrutura, a escala proposta apresentou consistência interna entendida como favorável, explicando 58,93% das atitudes dos alunos em relação ao cuidado nutricional na assistência ao paciente.

Conclusão

A versão em português do instrumento Nips, após o processo de adaptação, mostrou-se útil e adequada para levantar informações relativas à atitude dos estudantes de Medicina no cuidado nutricional do paciente.

Palavras-chave : Questionário; Ciências da Nutrição; Atitudes e Prática em Saúde; Educação Médica.

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