SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número1  suppl.1Avaliação da Reforma Curricular de um Curso de Medicina na Perspectiva dos DocentesPercepção dos Profissionais de Saúde em relação à Integração do Ensino de Estudantes de Medicina nas Unidades de Saúde da Família índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

LIMA, Carlos José Mota de et al. Desenvolvimento e Validação de um Aplicativo Móvel para o Ensino de Eletrocardiograma. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2019, vol.43, n.1, suppl.1, pp.157-165. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v43suplemento1-20190164.ing.

Introdução

A interpretação do eletrocardiograma (ECG) é fundamental para a identificação de doenças cardiovasculares, que estão entre as principais causas de morte no mundo. A aquisição dessa competência é essencial na formação do médico generalista, e o uso de novas ferramentas de ensino, apoiadas na tecnologia, como o mobile learning, pode facilitar a aquisição desse conhecimento.

Objetivos

Este estudo teve por objetivo desenvolver e avaliar a usabilidade e a potencialidade para o uso em educação médica de um aplicativo móvel de ensino para interpretação do ECG.

Métodos

Com a participação de dois professores da área da saúde e um da computação, um analista de sistemas, um programador e um designer gráfico, foi desenvolvido um aplicativo móvel para ensino da interpretação do ECG, utilizando-se a linguagem Java. Para análise de validação foram empregados um questionário de avaliação da usabilidade baseado no System Usability Scale (SUS) e um questionário utilizado para avaliar a adequação de softwares para uso em educação médica, previamente traduzido para o português e aplicado no Brasil.

Resultados

Foi desenvolvido o aplicativo “ECG Fácil” para uso off-line e de acesso gratuito nas plataformas iOS e Android. Na fase de validação do aplicativo, 109 discentes tiveram acesso livre ao aplicativo móvel durante seis semanas e depois avaliaram a usabilidade por meio de questionário baseado no SUS. As respostas ao questionário mostraram boa confiabilidade, conforme a análise de validação pelo coeficiente alfa de Cronbach (valor: 0,74), e o aplicativo apresentou excelente aceitação, com escore médio de 85,3 na escala SUS. Enquanto isso, 15 docentes avaliaram o aplicativo por meio do questionário utilizado para avaliar a adequação de softwares para uso em educação médica, tendo a maioria concordado com os itens que indicam que ele é adequado ao uso em educação médica.

Conclusão

O aplicativo “ECG Fácil” foi considerado de boa usabilidade pelos alunos e adequado à finalidade educacional pelos professores. Estudos futuros com esse aplicativo serão necessários para avaliar a aquisição e a retenção de conhecimento sobre a interpretação do ECG pelos alunos.

Palavras-chave : Eletrocardiograma; Aplicativos Móveis; Ensino; Saúde; Cardiologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )