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Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

FEIJO, Lorena Pinho et al. Estrutura do Programa em Treinamento de Docência na Residência: Residente como Professor. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2019, vol.43, n.1, suppl.1, pp.341-348. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v43suplemento1-20190148.

Introdução

Na residência médica, os residentes exercem o duplo papel de professor e aprendiz. Treinamentos de como ensinar residentes a exercer a função de docência com qualidade estão sendo implementados em todo o mundo e são denominados programas de Residente como Professor (Resident as Teacher – RaT). De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina, pode-se aprender a estabelecer objetivos educacionais e matriz de competência, além de habilidades como comunicação, empatia, mediação de conflitos, entre outras. A implementação desses programas deve ser baseada na compreensão do contexto de cada residência médica na qual se deseja inseri-los, e os residentes também devem conhecer as potencialidades de cada cenário de atuação da sua especialidade para promover uma docência eficaz.

Objetivo

O objetivo do estudo foi o desenvolvimento de uma estrutura de programa de treinamento de docência (RaT) dividido em módulos e detalhado com suas respectivas referências bibliográficas.

Metodologia

Realizou-se uma revisão de literatura sobre ensino médico e testaram-se alguns métodos em cenário de prática durante uma dissertação de mestrado, utilizando a técnica SNAPPS, e durante uma tese de doutorado, utilizando a técnica OMP.

Resultado

Foi construído um programa de treinamento de docência nas residências médicas baseado nos resultados positivos encontrados na literatura sobre ensino médico. Propõe-se que cada módulo tenha a duração de um mês aproximadamente, com atividades de um turno por semana. O formato da discussão pode variar de acordo com cada especialidade e com o número de residentes de cada programa. Sugere-se a realização de flipped classroom (sala de aula invertida) com o envio do referencial bibliográfico de suporte sobre os temas aos residentes por e-mail uma semana antes da realização de cada módulo. Diversas atividades podem ser postas em prática em cada módulo para sedimentação do material estudado.

Conclusão

Após a estruturação de um roteiro a ser implementado pelos programas de residência médica no Brasil, espera-se que os residentes desempenhem com maior eficácia o papel que muitos já exercem na prática e que consequentemente o nível de aprendizagem dos alunos de graduação e internos melhore.

Palavras-chave : Internato e residência; Educação médica; Medicina; Gestão do conhecimento.

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