SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue1  suppl.1Learning Hepatobiliary Anatomy through the Virtual 3d Anatomy TableHealth Promotion: Coherence in Teaching-Learning Strategies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

COELHO, Bernadete Perez; MIRANDA, Gabriella Morais Duarte  and  COUTINHO NETO, Oscar Bandeira. A Formação-Intervenção na Atenção Primária: uma Aposta Pedagógica na Educação Médica. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2019, vol.43, n.1, suppl.1, pp.632-640. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v43suplemento1-20190085.

A implantação do Sistema Único de Saúde e o reconhecimento da atenção primária à saúde (APS) como reorientadora do modelo de atenção à saúde trouxeram consigo a necessidade de novos processos de formação que incorporassem o ensinar e o aprender aos processos cotidianos de trabalho. Apresentamos um relato de experiência de implementação dos módulos de Fundamentos da Atenção Básica I e II (FABS I e FABS II), oferecidos aos estudantes de uma universidade pública do Nordeste brasileiro. Com uma estrutura fundamentada em módulos, adota-se o modelo tutorial como orientação pedagógica e parte-se do pressuposto da longitudinalidade, assegurando um contato contínuo e consistente do estudante com os temas abordados e com os serviços de APS e os demais nós que compõem a rede de saúde. Encontros semestrais potencializam a consolidação da relação ensino-serviço, propiciando a permanente avaliação dos processos vivenciados nas Unidades de Saúde, numa perspectiva reflexiva, histórica, crítica e transformadora. O primeiro módulo representa uma introdução teórico-prática à APS, e o segundo, situado no eixo de desenvolvimento profissional e compromisso social, aprofunda as noções teórico-práticas sobre a APS e a atuação do médico nesse contexto. Após cada tutoria, os estudantes vivenciam, nos encontros com e nas Unidades de Saúde da Família, os temas abordados e sua relação com o território e com aqueles que nele habitam e trabalham. No contexto das graduações em saúde, a inserção dos alunos no cotidiano da atenção primária é fundamental, considerando a indissociabilidade entre teoria e prática, a roda enquanto método democrático nas tutorias e a oferta e demanda dos temas em discussão coletiva. Ampliamos a análise sobre o papel do professor-apoiador, numa dupla tarefa de apoio aos alunos e à rede de atenção envolvida no processo formação-intervenção. A valorização da integração ensino-serviço-comunidade contribui para a formação de profissionais para o sistema de saúde e implica a defesa de diretrizes para legitimidade e sustentabilidade da atenção primária.

Keywords : Educação Médica; Educação Superior; Atenção Primária à Saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )