SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue1  suppl.1Facebook® as a Pedagogical Tool in Public Health: Integrating Medical Training and Health EducationCurricularisation of University Community Outreach in Medical Education: Meeting of Generations for a Humanized Training author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

PAULINO, Danilo Borges et al. Role-Play como Estratégia Pedagógica para Problematizar as Linhas de Cuidado Integral em Saúde aos Adolescentes e Jovens. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2019, vol.43, n.1, suppl.1, pp.662-671. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v43suplemento1-20180151.

Diante da necessidade de integrar o debate de gênero e sexualidade à formação médica, uma unidade curricular de Saúde Coletiva de um curso de Medicina público federal propôs a metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPj) para essa formação. Nessa proposta pedagógica, os estudantes constroem um produto final como recurso para intervenção/aprimoramento da realidade. Dessa forma, a metodologia da Problematização, com o Arco de Maguerez, forneceu o subsídio à concretização desses produtos. Cada um desses projetos utilizou uma das políticas públicas relacionadas ao debate em torno do gênero e da sexualidade. Neste artigo, relata-se o projeto relacionado à Política Pública de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens na Promoção, Proteção e Recuperação da Saúde. Na apresentação desse produto foi utilizada a metodologia do role-play, com três cenas, para intervenção/aprimoramento da realidade observada/vivida. Essa experiência também conquistou a premiação de melhor trabalho apresentado naquele ano no Congresso Brasileiro de Educação Médica, construindo nessa escola médica um espaço formal para o desenvolvimento de competências no tocante aos determinantes sociais de gênero e sexualidade, para uma prática médica integral e equânime. Este relato de experiência destaca ainda a relevância do uso de metodologias ativas, como a ABPj e role-play, na educação médica.

Keywords : Educação Médica; Aprendizagem Baseada em Projetos; Role-Play; Políticas Públicas; Assistência Integral à Saúde; Adolescente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )