SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número1  suppl.1Facebook® como Ferramenta Pedagógica em Saúde Coletiva: Integrando Formação Médica e Educação em SaúdeCurricularização da Extensão Universitária no Ensino Médico: o Encontro das Gerações para Humanização da Formação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

PAULINO, Danilo Borges et al. Role-Play como Estratégia Pedagógica para Problematizar as Linhas de Cuidado Integral em Saúde aos Adolescentes e Jovens. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2019, vol.43, n.1, suppl.1, pp.662-671. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v43suplemento1-20180151.

Diante da necessidade de integrar o debate de gênero e sexualidade à formação médica, uma unidade curricular de Saúde Coletiva de um curso de Medicina público federal propôs a metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPj) para essa formação. Nessa proposta pedagógica, os estudantes constroem um produto final como recurso para intervenção/aprimoramento da realidade. Dessa forma, a metodologia da Problematização, com o Arco de Maguerez, forneceu o subsídio à concretização desses produtos. Cada um desses projetos utilizou uma das políticas públicas relacionadas ao debate em torno do gênero e da sexualidade. Neste artigo, relata-se o projeto relacionado à Política Pública de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens na Promoção, Proteção e Recuperação da Saúde. Na apresentação desse produto foi utilizada a metodologia do role-play, com três cenas, para intervenção/aprimoramento da realidade observada/vivida. Essa experiência também conquistou a premiação de melhor trabalho apresentado naquele ano no Congresso Brasileiro de Educação Médica, construindo nessa escola médica um espaço formal para o desenvolvimento de competências no tocante aos determinantes sociais de gênero e sexualidade, para uma prática médica integral e equânime. Este relato de experiência destaca ainda a relevância do uso de metodologias ativas, como a ABPj e role-play, na educação médica.

Palavras-chave : Educação Médica; Aprendizagem Baseada em Projetos; Role-Play; Políticas Públicas; Assistência Integral à Saúde; Adolescente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )