SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número1Prevalência de Fatores Associados à Depressão e Ansiedade em Estudantes de Medicina BrasileirosConstruindo o Internato de Saúde Mental: a Experiência da Universidade São Francisco índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

OLIVEIRA, Céres Larissa Barbosa de; APPENZELLER, Simone  e  CALDAS, Cezar Augusto Muniz. MiniCex como Instrumento para Avaliação de Programa no Internato de um Curso de Medicina. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2020, vol.44, n.1, e022.  Epub 17-Fev-2020. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.1-20190282.ing.

Introdução:

avaliação de programa é o processo de obtenção de informações sobre um curso ou programa de ensino que leva em consideração aspectos de custo-efetividade, de checagem da adequação da avaliação ao propósito do curso e da capacidade do programa de induzir transformação da realidade. Tais avaliações regulares retroalimentam as tomadas de decisão que almejam melhores práticas de ensino e aprendizagem. O Miniexecício Clínico Avaliativo (Mini Clinical Evaluation Exercise - MiniCex) é uma escala de classificação de desempenho projetada para avaliar as habilidades que os acadêmicos e residentes necessitam em encontros reais com os pacientes. Diante da importância da avaliação de programa para uma instituição, a utilização de dados do MiniCex pode ser de grande valia para o acompanhamento dos alunos e do curso, favorecendo o planejamento e as melhorias na instituição. Objetivo: utilizar o MiniCex como parte de uma avaliação de programa no início do internato do curso de Medicina, visando determinar as áreas do curso básico e pré-clínico nas quais o aluno possui deficiências.

Métodos:

Foi realizado um estudo transversal, de caráter descritivo, com a utilização de dados retrospectivos obtidos por meio das fichas do MiniCex aplicadas aos alunos do nono semestre no módulo de Clínica Médica que correspondeu ao primeiro semestre do internato da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará, sendo avaliados um total de 111 alunos dentre os 154 aptos ao internato no período de agosto de 2017 a julho de 2018.

Resultados:

Dentre as avaliações realizadas, com 97,2% solicitadas pelos professores, a maioria (72%) foi de casos novos, 45% e 38,7% de baixa e moderada complexidade, respectivamente. Houve predomínio afecções do sistema musculoesquelético (27,7%), seguido do sistema gastrointestinal/hepatologia (14,8%). Quanto às habilidades em cada domínio, obteve-se rendimento suficiente em todos. Observou-se que 12,6% dos alunos tiveram deficiência em pelo menos uma área, o que foi seguido de 6,3% de alunos insuficientes em duas áreas e 4,5% com rendimento insatisfatório em três ou mais áreas.

Conclusão:

o MiniCex aplicado aos estudantes do internato mostrou-se capaz de fornecer informações importantes e úteis como parte de uma avaliação de programa das áreas prévias ao internato. A análise dos dados obtidos foi encaminhada aos professores do pré-internato e do internato e à direção do curso. Enviou-se a análise aos primeiros para que pudessem rever seus programas e detectar em que ponto podem intervir e fazer as alterações que visem à melhor aquisição de conhecimentos básicos pelos discentes e consequentemente ao aumento do desempenho deles. Quanto aos professores do internato, o objetivo foi apresentar-lhes um panorama dos aspectos em que precisarão concentrar seus programas conforme as carências indicadas pelos acadêmicos que chegam ao internato. Por último, à direção, o material serviu de guia do que deve fiscalizar dos docentes dos semestres que antecedem o internato.

Palavras-chave : Avaliação Educacional; Educação Médica; Avaliação de Programas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )