SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número1O Reflexo do Aumento de Vagas da Residência de Cirurgia Geral no BrasilImpacto da Capacitação de Profissionais da Rede Pública de Saúde de São Paulo na Prática da Fitoterapia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

PEIXOTO, José Maria  e  MOURA, Eliane Perlatto. Mapa da Empatia em Saúde: Elaboração de um Instrumento para o Desenvolvimento da Empatia. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2020, vol.44, n.1, e029.  Epub 03-Mar-2020. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.1-20190151.ing.

Introdução:

A empatia é um construto multidimensional que requer a habilidade de perceber e entender a perspectiva do outro, bem como sentir seu estado emocional. Trata-se de habilidade intelectual a ser aprendida que representa um dos domínios da inteligência emocional. O objetivo deste estudo foi elaborar um instrumento para o ensino e a prática da habilidade de empatia nos cenários de ensino em saúde, denominado Mapa da Empatia em Saúde (MES).

Método:

Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa e descritiva para elaboração do MES. O estudo apresentou três fases: 1. adaptação do Mapa da Empatia a cenários de ensino em saúde, 2. adequação do conteúdo do instrumento realizado por professores de ambulatório da Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS-BH) durante capacitação docente e 3. avaliação do conteúdo e da exequibilidade do instrumento, primeiramente realizada pela técnica de grupo focal e posteriormente por estudantes do terceiro ano de medicina durante a prática ambulatorial e no grupo tutorial.

Resultados:

A adequação do instrumento para a utilização em cenários de ensino em saúde foi ancorada nos pilares conceituais da empatia - tomada de perspectiva, compartilhamento emocional e preocupação empática -, bem como nas sugestões dos professores de ambulatório, dos participantes do grupo focal e dos estudantes de medicina. Todas as sugestões foram debatidas e acatadas, após consenso de que indicavam avanços e melhorias do instrumento, no sentido de viabilizar a utilização pelos estudantes em cenários de aprendizagem em saúde.

Conclusão:

A versão final do MES foi considerada pelos participantes das diferentes fases do estudo uma ferramenta educacional com grande potencial instrucional no que tange ao estímulo do desenvolvimento de empatia, com abrangência de utilização em cenários de ensino na área da saúde.

Palavras-chave : Educação Médica; Empatia; Relação Médico-Paciente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )