SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue1Symptoms of Depression, Anxiety and Stress in Medical Students and Institutional Coping StrategiesThe Professional Ideal in Medical Formation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

NUNES, Geórgia Ferreira et al. Análise dos Níveis de Empatia de Professores e Preceptores Médicos de um Curso de Medicina. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2020, vol.44, n.1, e043.  Epub Mar 17, 2020. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.1-20190107.

Introdução:

O objetivo deste estudo foi avaliar os níveis de empatia, bem como os aspectos sociodemográficos e pessoais relacionados a docentes e preceptores médicos de um curso de Medicina.

Métodos:

Trata-se de um estudo transversal analítico com abordagem quantitativa. A pesquisa foi realizada por meio de questionários aplicados a docentes e preceptores médicos vinculados ao curso de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), desde o módulo I até o XII, os quais tinham contato direto com os acadêmicos, assim como com os pacientes. A amostragem utilizada foi por conveniência. A coleta de dados foi realizada entre os meses de agosto e novembro de 2018. Dois questionários foram aplicados, sendo um com dados sociodemográficos e o outro com a Escala Multidimensional de Reatividade Interpessoal (EMRI), que mensura multidimensionalmente a empatia.

Resultados:

Incluíram-se na pesquisa 101 médicos, entre docentes e preceptores. A média de idade foi de 45,2 (±8,4) anos. Quanto ao sexo, 45,5% da amostra foi composta pelo sexo feminino e 54,4% pelo sexo masculino. A maioria era casada (80,2%) e possuía alguma religião. Identificaram-se maiores escores de empatia no gênero feminino, nas dimensões FS (p = 0,0468), CE (p = 0,0219) e AP (p = 0,0230), bem como na média geral (p = 0,0057). Níveis maiores de empatia também foram identificados entre os que possuíam uma religião, na dimensão AP (p = 0,0074). Os aspectos pessoais que obtiveram maiores escores nas dimensões da escala foram docentes e preceptores médicos que afirmaram que procuram orientar os seus alunos sobre empatia, dimensões FS (p = 0,0341), CE (p = 0,0398), TP (p = 0,0464) e média geral (p = 0,0442); aqueles que afirmaram que são pessoas empáticas, dimensões FS (p = 0,0327), CE (p = 0,0061), TP (p = 0,0008) e média geral (p = 0,0067); aqueles que estão satisfeitos com suas atitudes no exercício da docência, dimensão TP (p = 0,0289).

Conclusão:

Os dados apontaram que aspectos sociodemográficos e pessoais dos docentes e preceptores médicos exercem influência direta em maiores ou menores níveis de empatia. Tal evidência é relevante, já que a formação de futuros médicos mais empáticos depende da influência desses docentes e preceptores médicos.

Keywords : Docentes de Medicina; Educação Médica; Empatia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )