SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue1Improvement of Faculty’s Skills on the Creation of Items for Progress Testing Through Feedback to Item Writers: a Successful ExperienceThe Fellows Project: Education Skills for Health Profession Students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

MIRANDA, Luiz Eduardo Correia; MIRANDA, Ana Clara Galindo; LIMA, Diego Laurentino de  and  ARRAES, Ana Karla Alves. Lições Aprendidas com a Liga Estudantil de Cirurgia: Vale a Pena?. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2020, vol.44, n.1, e039.  Epub Mar 03, 2020. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.1-20190197.ing.

Introdução:

Um dos grandes desafios dos currículos de escolas médicas é oferecer treinamento em técnicas cirúrgicas básicas que permitam ao egresso de Medicina desenvolver competências para atender a casos simples que se apresentam à assistência primária do SUS. A fim de abordar o problema da qualificação técnico-cirúrgica dos estudantes de Medicina e aproveitar o apelo das ligas, foi proposto e realizado um projeto de assistência cirúrgica a pacientes portadores de hérnia inguinal, baseado em ligas acadêmicas. O objetivo do estudo é expor e discutir os resultados e a experiência acadêmica aprendida com a Liga de Cirurgia de Hérnia Inguinal.

Métodos:

Este é o relato da experiência de três anos com um grupo de liga acadêmica para abordar o problema da qualificação técnico-cirúrgica de estudantes de Medicina e que se aproveita do apelo das ligas acadêmicas entre estudantes de Medicina. Os participantes foram um professor de cirurgia geral, um anestesista e estudantes de graduação em Medicina interessados na clínica cirúrgica, da Faculdade de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Pernambuco, Recife, Brasil.

Resultados:

Vinte e quatro estudantes foram atendidos. Operaram-se 86 pacientes. Realizaram-se dois seminários com nove aulas e uma oficina de técnicas cirúrgicas. Um trabalho intitulado “Liga de cirurgia de hérnia inguinal” foi apresentado. Não se observou recorrência de hérnia; as complicações cirúrgicas foram mínimas e em pequeno número. Os estudantes mostraram rápido desenvolvimento de habilidades cirúrgicas, interpessoais e de comunicação. Entretanto, esse modelo de ensino suporta um pequeno número de estudantes e gera grande competição para os residentes de cirurgia geral em seu primeiro ano no Hospital Universitário.

Conclusão:

A liga de cirurgia proporciona aos estudantes uma rica experiência pedagógica, oferecendo a oportunidade de qualificação técnica e humana. No entanto, o modelo proposto apresenta limitações. De acordo com o nosso julgamento, não representa a solução para as falhas e omissões no currículo da grade universitária.

Keywords : Educação Médica; Cirurgia Geral; Hérnia Inguinal; Procedimento Cirúrgico; Auxiliares de Cirurgia.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )