SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número1Melhora na Habilidade de Elaboração de Itens para o Teste de Progresso por meio de Feedback aos Autores: uma Experiência ExitosaProjeto Fellows: Habilidades de Educação para Estudantes das Profissões da Saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

MIRANDA, Luiz Eduardo Correia; MIRANDA, Ana Clara Galindo; LIMA, Diego Laurentino de  e  ARRAES, Ana Karla Alves. Lições Aprendidas com a Liga Estudantil de Cirurgia: Vale a Pena?. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2020, vol.44, n.1, e039.  Epub 03-Mar-2020. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.1-20190197.ing.

Introdução:

Um dos grandes desafios dos currículos de escolas médicas é oferecer treinamento em técnicas cirúrgicas básicas que permitam ao egresso de Medicina desenvolver competências para atender a casos simples que se apresentam à assistência primária do SUS. A fim de abordar o problema da qualificação técnico-cirúrgica dos estudantes de Medicina e aproveitar o apelo das ligas, foi proposto e realizado um projeto de assistência cirúrgica a pacientes portadores de hérnia inguinal, baseado em ligas acadêmicas. O objetivo do estudo é expor e discutir os resultados e a experiência acadêmica aprendida com a Liga de Cirurgia de Hérnia Inguinal.

Métodos:

Este é o relato da experiência de três anos com um grupo de liga acadêmica para abordar o problema da qualificação técnico-cirúrgica de estudantes de Medicina e que se aproveita do apelo das ligas acadêmicas entre estudantes de Medicina. Os participantes foram um professor de cirurgia geral, um anestesista e estudantes de graduação em Medicina interessados na clínica cirúrgica, da Faculdade de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Pernambuco, Recife, Brasil.

Resultados:

Vinte e quatro estudantes foram atendidos. Operaram-se 86 pacientes. Realizaram-se dois seminários com nove aulas e uma oficina de técnicas cirúrgicas. Um trabalho intitulado “Liga de cirurgia de hérnia inguinal” foi apresentado. Não se observou recorrência de hérnia; as complicações cirúrgicas foram mínimas e em pequeno número. Os estudantes mostraram rápido desenvolvimento de habilidades cirúrgicas, interpessoais e de comunicação. Entretanto, esse modelo de ensino suporta um pequeno número de estudantes e gera grande competição para os residentes de cirurgia geral em seu primeiro ano no Hospital Universitário.

Conclusão:

A liga de cirurgia proporciona aos estudantes uma rica experiência pedagógica, oferecendo a oportunidade de qualificação técnica e humana. No entanto, o modelo proposto apresenta limitações. De acordo com o nosso julgamento, não representa a solução para as falhas e omissões no currículo da grade universitária.

Palavras-chave : Educação Médica; Cirurgia Geral; Hérnia Inguinal; Procedimento Cirúrgico; Auxiliares de Cirurgia.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )