SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue2Validation of a Training Model for Performing Laparoscopic Knots and Stitches in a Simulation EnvironmentSocioeconomic Profile and Career Expectations of Medical Students of the Universidade Federal da Bahia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

DANON, Carlos Alberto Ferreira; CONCEICAO, Kauan Rodrigues  and  DALTRO, Mônica Ramos. Revista Brasileira de Educação Médica e a Saúde das Pessoas Transgêneras. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2020, vol.44, n.2, e052.  Epub Apr 07, 2020. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.2-20190202.ing.

Introdução:

Este artigo visa compreender o conhecimento circulante na Revista Brasileira de Educação Médica sobre a saúde da população transgênera. Historicamente, a formação em Medicina consolidou-se nos discursos cartesianos interlocutados pela figura do homem branco, heterossexual e cisgênero.

Método:

Configura-se como uma pesquisa qualitativa, retrospectiva e descritiva, que tem como objetivo problematizar também o currículo de formação médica e a importância de uma educação pautada na ótica dos estudos Queer. Realizou-se uma análise documental para identificar o teor nos construtos conceituais dos documentos publicados de 2008 a 2017. Em seguida, foi escolhido o método de análise de conteúdo por Bardin.

Resultados:

O manejo metodológico indicou quatro categorias para estudo: conhecimento sobre sexualidade de estudantes de medicina; gênero como variável de pesquisa; gênero e formação; capacitação e sexualidade.

Conclusões:

O material analisado aponta a ausência de publicações sobre a saúde de pessoas cuja identidade de gênero é considerada como dissidente. Aponta-se a necessidade de abertura editorial, com a finalidade de proporcionar a visibilidade às demandas da população transgênera, na revista, visando ampliar as discussões sobre a saúde integral da população LGBTTQIA+ na graduação médica.

Keywords : Educação Médica; Sexualidade; Gênero; Pessoa Transgênera; Queer.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )