SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número2Validação de Modelo de Treinamento para Realização de Nós e Pontos Laparoscópicos em Ambiente de SimulaçãoPerfil Socioeconômico e Expectativa de Carreira dos Estudantes de Medicina da Universidade Federal da Bahia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Médica

versión impresa ISSN 0100-5502versión On-line ISSN 1981-5271

Resumen

DANON, Carlos Alberto Ferreira; CONCEICAO, Kauan Rodrigues  y  DALTRO, Mônica Ramos. Revista Brasileira de Educação Médica e a Saúde das Pessoas Transgêneras. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2020, vol.44, n.2, e052.  Epub 07-Abr-2020. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.2-20190202.ing.

Introdução:

Este artigo visa compreender o conhecimento circulante na Revista Brasileira de Educação Médica sobre a saúde da população transgênera. Historicamente, a formação em Medicina consolidou-se nos discursos cartesianos interlocutados pela figura do homem branco, heterossexual e cisgênero.

Método:

Configura-se como uma pesquisa qualitativa, retrospectiva e descritiva, que tem como objetivo problematizar também o currículo de formação médica e a importância de uma educação pautada na ótica dos estudos Queer. Realizou-se uma análise documental para identificar o teor nos construtos conceituais dos documentos publicados de 2008 a 2017. Em seguida, foi escolhido o método de análise de conteúdo por Bardin.

Resultados:

O manejo metodológico indicou quatro categorias para estudo: conhecimento sobre sexualidade de estudantes de medicina; gênero como variável de pesquisa; gênero e formação; capacitação e sexualidade.

Conclusões:

O material analisado aponta a ausência de publicações sobre a saúde de pessoas cuja identidade de gênero é considerada como dissidente. Aponta-se a necessidade de abertura editorial, com a finalidade de proporcionar a visibilidade às demandas da população transgênera, na revista, visando ampliar as discussões sobre a saúde integral da população LGBTTQIA+ na graduação médica.

Palabras clave : Educação Médica; Sexualidade; Gênero; Pessoa Transgênera; Queer.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )