SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número2Vídeo com Pacientes Virtuais na Avaliação do Conhecimento dos Internos de Medicina sobre CefaleiasPercepção dos Acadêmicos de Medicina sobre o Teste de Progresso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

SILVA, Railly Crisóstomo; PEREIRA, Alexandre de Araújo  e  MOURA, Eliane Perlatto. Qualidade de Vida e Transtornos Mentais Menores dos Estudantes de Medicina do Centro Universitário de Caratinga (UNEC) - Minas Gerais. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2020, vol.44, n.2, e064.  Epub 16-Abr-2020. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.2-20190179.

Introdução:

A qualidade de vida dos estudantes de Medicina há muito tempo tem sido objeto de atenção e pesquisas. Os fatores considerados estressores inerentes aos processos formativos na educação médica são potenciais desencadeadores de transtornos mentais com impacto na qualidade de vida. Conhecer a qualidade de vida, a saúde mental geral dos estudantes de Medicina e os fatores associados é fundamental para subsidiar ações que visem a melhorias e aperfeiçoamentos do aprendizado desses discentes. O objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade de vida dos estudantes de Medicina do Centro Universitário de Caratinga (UNEC), localizado em Minas Gerais, a prevalência de transtornos mentais menores (TMM) e os fatores associados. Método: Trata-se de um estudo descritivo, transversal e quantitativo que foi conduzido por meio de um questionário autorrespondido contendo questões sobre dados sociodemográficos, qualidade de vida (WHOQOL-abreviado) e saúde mental geral (QSG-60 de Goldberg). Participaram do estudo 94 estudantes do curso de Medicina do UNEC, divididos em três grupos: (G1) 32 alunos do primeiro ano, (G2) 30 do terceiro ano e (G3) 32 do quinto ano. Todos preencheram o TCLE. Realizaram-se análises estatísticas descritivas de frequência, análise inferencial e análise de conglomerado. Resultados: Os estudantes percebem sua qualidade de vida como boa. O domínio de relações sociais obteve o maior escore, e o psicológico alcançou o menor escore. Não houve diferença significativa na qualidade de vida e saúde mental geral, nos diferentes períodos do curso. Observou-se correlação significativa entre a saúde mental geral com os domínios de qualidade de vida, mostrando que um pior estado da saúde mental geral vem acompanhado de uma pior qualidade de vida. A prevalência de TMM detectados na amostra analisada foi de 41,5% entre os estudantes de Medicina do UNEC, com escores mais acentuados no domínio estresse psíquico e os menores no domínio desejo de morte. Identificou-se a presença de três grupos com perfis distintos de qualidade de vida: pior percepção da qualidade de vida (25,5% dos estudantes), intermediária (30,9%) e melhor (43,6%). Conclusões: Os estudantes de Medicina pesquisados têm uma boa percepção de sua qualidade de vida. A saúde mental dos estudantes tem influência na qualidade de vida. Os resultados apontam para a necessidade de estudos qualitativos para aprofundar as informações sobre a qualidade de vida dos estudantes do UNEC.

Palavras-chave : Qualidade de Vida; Estudantes de Medicina; Saúde Mental; Educação Médica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )