SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue3Prevalence of Depressive Symptoms in Medical Students Following a Problem-Based Learning CurriculumActive Teaching-Learning Strategies for Family Medicine Preceptors in the EURACT author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

RODRIGUES, Vinícius Santos; BATISTA, Cássia Beatriz  and  VECCHIA, Marcelo Dalla. Corpos Anatomizados e Educação Médica: Identificando Intersecções entre Cultura, Formação e Prática Médica. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2020, vol.44, n.3, e106.  Epub July 28, 2020. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.3-20190339.

Introdução:

A prática médica é atravessada por um conjunto de ideais, valores e comportamentos compartilhados e transmitidos entre as especialidades e os diferentes perfis profissionais, exercendo influência significativa durante a graduação, especialmente por um currículo oculto.

Método:

Buscou-se levantar e caracterizar intersecções entre cultura, formação e prática médica no processo de anatomização do corpo. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores médicos de um curso de Medicina.

Resultado:

São apresentadas as discussões geradas a partir da análise do corpo anatomizado como habitus e suas repercussões para o entendimento da influência da cultura médica na formação.

Conclusão:

A anatomização do corpo humano está diretamente ligada ao modelo de saúde biologicista, e a perspectiva da saúde integral depende de mudanças na forma de se encarar e ensinar o corpo.

Keywords : Educaçمo Médica; Cultura; Medicina; Anatomia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )