SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número3Prevalência de Sintomas Depressivos em Estudantes de Medicina com Currículo de Aprendizagem Baseada em ProblemasEstratégias Didáticas Ativas de Ensino-Aprendizagem para Preceptores de Medicina de Família e Comunidade no EURACT índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

RODRIGUES, Vinícius Santos; BATISTA, Cássia Beatriz  e  VECCHIA, Marcelo Dalla. Corpos Anatomizados e Educação Médica: Identificando Intersecções entre Cultura, Formação e Prática Médica. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2020, vol.44, n.3, e106.  Epub 28-Jul-2020. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.3-20190339.

Introdução:

A prática médica é atravessada por um conjunto de ideais, valores e comportamentos compartilhados e transmitidos entre as especialidades e os diferentes perfis profissionais, exercendo influência significativa durante a graduação, especialmente por um currículo oculto.

Método:

Buscou-se levantar e caracterizar intersecções entre cultura, formação e prática médica no processo de anatomização do corpo. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores médicos de um curso de Medicina.

Resultado:

São apresentadas as discussões geradas a partir da análise do corpo anatomizado como habitus e suas repercussões para o entendimento da influência da cultura médica na formação.

Conclusão:

A anatomização do corpo humano está diretamente ligada ao modelo de saúde biologicista, e a perspectiva da saúde integral depende de mudanças na forma de se encarar e ensinar o corpo.

Palavras-chave : Educaçمo Médica; Cultura; Medicina; Anatomia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )