SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número4Aprendizagem Baseada em Problemas em um Curso de Medicina: Desafios na sua ImplementaçãoQualidade de Vida de Acadêmicos de Medicina: Há Mudanças durante a Graduação? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

MIRANDA, Guilherme Roberto Naves et al. Desafios do Feedback na Avaliação Formativa, no Programa Interinstitucional de Interação Ensino-Serviço-Comunidade: Perspectiva de Alunos. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2020, vol.44, n.4, e122.  Epub 03-Set-2020. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.4-20190324.ing.

Introdução:

Este trabalho aborda a utilização do mecanismo de feedback na avaliação formativa durante a formação médica, visto que esse instrumento é de grande importância para o estímulo dessa formação que se pauta pelas metodologias ativas de ensino. O estudo tem como objetivos caracterizar a aplicação dessa ferramenta e identificar possíveis falhas na utilização dela no cotidiano do módulo Pinesc, no curso de Medicina da Universidade Anhanguera (Uniderp).

Método:

Trata-se de uma pesquisa quantitativa e seccional que abrange alunos do primeiro ao oitavo semestre inseridos no módulo longitudinal Pinesc. Na coleta dos dados, utilizou-se um questionário com perguntas relativas à avaliação formativa que é realizada pelos preceptores, o qual é repassado aos acadêmicos de acordo com o cálculo de amostragem. O feedback é a atividade central da avaliação formativa e possibilita o desenvolvimento da capacidade reflexiva e autoavaliativa e de habilidades. Contudo, a utilização do feedback ainda encontra obstáculos principalmente pela dificuldade de os avaliadores elencarem os pontos negativos e as facilidades dos avaliados.

Resultado:

Neste estudo, foram relatadas algumas falhas e pontos positivos no processo de aplicação desse instrumento. Por conta disso, elencam-se e sugerem-se aperfeiçoamentos para uma melhor utilização do feedback e um aproveitamento acadêmico mais favorável.

Conclusão:

Como base da avaliação formativa, o feedback ainda demonstra possuir muitas fragilidades quanto à sua forma e aplicação.

Palavras-chave : Avaliação Educacional; Feedback; Educação Médica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )