SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número4Associação entre Empatia e Personalidade em Estudantes de MedicinaAplicação do PBL Clínico na Atenção Primária em Cursos de Medicina índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Médica

versión impresa ISSN 0100-5502versión On-line ISSN 1981-5271

Resumen

SANTIAGO, Rejane de Carvalho; MORAES, Vardeli Alves de  y  ALMEIDA, Rogério José de. Percepção dos Estudantes de Medicina sobre o Uso da Metodologia da Problematização durante a Graduação. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2020, vol.44, n.4, e161.  Epub 07-Oct-2020. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.4-20200083.

Introdução:

As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para Graduação em Medicina estabelecem que o curso deve ser centrado no aluno como sujeito da aprendizagem. Devem-se utilizar metodologias que privilegiem a participação do aluno na construção do conhecimento. O objetivo deste estudo foi compreender a percepção do aluno de Medicina acerca da metodologia da problematização na unidade Problema Integrador de Competências (PIC) da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás).

Método:

Trata-se de uma pesquisa transversal descritiva com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada que se utilizou de um roteiro de temas previamente confeccionado. Entrevistaram-se 30 acadêmicos do primeiro ao décimo segundo módulo sobre a unidade PIC que é desenvolvida por meio da metodologia da problematização com a inserção do arco de Charles Maguerez. Para a análise dos dados, adotou-se Teoria Fundamentada nos Dados ou Grounded Theory.

Resultados:

Com os resultados obtidos após realização da transcrição e análise das entrevistas, foi possível criar as seguintes categorias explicativas do fenômeno investigado: pontos fortes, frágeis e melhorias; características do aluno e do professor no PIC; contribuições do PIC para formação médica. Por meio da análise das categorias explicativas, evidenciaram-se a eficiência e as contribuições da funcionalidade e aplicabilidade da metodologia da problematização na unidade do PIC. Constatou-se que os discentes que participaram desta pesquisa conseguiram desenvolver habilidades relacionadas à comunicação, pesquisa, resolutividade e proatividade, aprenderam a trabalhar em equipe e ouvir e respeitar a opinião dos colegas, tornaram-se pessoas mais críticas e entenderam a importância de enxergar o paciente de forma holística; todos aspectos imprescindíveis para a formação em Medicina. A partir da percepção dos acadêmicos de Medicina, foi possível evidenciar que a metodologia da problematização inserida no campo da formação médica ainda tem fragilidades tanto na formação do aluno quanto na atuação do professor mediador.

Conclusões:

Os resultados aqui apresentados poderão servir para que os cursos de Medicina que se utilizam dessa metodologia possam fomentar estratégias que visem à sua correta aplicabilidade.

Palabras clave : Educação Médica; Aprendizagem; Metodologia da Problematização; Medicina.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )