SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número4Percepção dos Estudantes de Medicina sobre o Uso da Metodologia da Problematização durante a GraduaçãoFormação de Recursos Humanos na Área da Saúde e Implementação do SUS: Análise de um Município Polo Universitário e Referência Macrorregional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

ROMAO, Gustavo Salata; BESTETTI, Reinaldo Bulgarelli  e  COUTO, Lucélio Bernardes. Aplicação do PBL Clínico na Atenção Primária em Cursos de Medicina. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2020, vol.44, n.4, e143.  Epub 21-Out-2020. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.4-20200115.ing.

Introdução:

A aprendizagem baseada em problemas (do inglês problem-based learning - PBL) é um método de aprendizagem colaborativa para pequenos grupos, centrado no estudante, fundamentado na mobilização de conhecimentos prévios e no raciocínio crítico para a solução de problemas. Embora tenha sido utilizado predominantemente em sala de aula, quando aplicado em estágios clínicos, o PBL pode aumentar a motivação intrínseca e a retenção de conhecimento em longo prazo pelos estudantes. Além disso, o PBL clínico pode representar uma opção mais efetiva de aprendizado a partir da prática ante a sobrecarga de alunos nos estágios clínicos no Sistema Único de Saúde. Este estudo teve por objetivo avaliar a percepção dos estudantes sobre um modelo de PBL clínico implementado em estágios de atenção primária à saúde (APS) no pré-internato do curso de Medicina da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp) em 2017.

Método:

O desfecho primário foi avaliado por meio do instrumento Dundee Ready Educational Environment Measure (DREEM), que contém 50 itens distribuídos em cinco dimensões. O questionário foi aplicado a 374 alunos de Medicina que correspondem a 78% do total de estudantes do pré-internato.

Resultados:

Para a maioria dos itens avaliados, a percepção dos foi “positiva”, incluindo as dimensões “percepção dos professores”, “percepção dos resultados acadêmicos” e “percepção do ambiente geral”. Para as dimensões “percepção da aprendizagem” e “percepção das relações sociais”, a avaliação foi “mais positiva do que negativa”. O escore total das respostas foi de 124,31, correspondendo a 62,15% do escore máximo, o que indica uma percepção “mais positiva do que negativa” sobre a atividade. A consistência interna dada pelo alfa de Cronbach foi de 0,92.

Conclusão:

O uso do PBL clínico em APS qualifica o aprendizado a partir da prática, é bem-aceito pelos estudantes de Medicina e oferece uma opção viável à sobrecarga de alunos em estágios clínicos do pré-internato.

Palavras-chave : Aprendizagem Baseada em Problemas; Atenção Primária à Saúde; Estágio Clínico; Ensino; Percepção; Estudantes de Medicina; Educação de Graduação em Medicina; Educação Médica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )