SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número4Formação de Recursos Humanos na Área da Saúde e Implementação do SUS: Análise de um Município Polo Universitário e Referência MacrorregionalConhecimento de Discentes do Curso de Graduação em Medicina sobre Vias de Parto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

ALENCAR NETO, Jonatas Brito de et al. Desenvolvimento e Validação de um Aplicativo para Smartphone para Ensino de Residência em Ortopedia. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2020, vol.44, n.4, e158.  Epub 20-Out-2020. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.4-20200212.ing.

Introdução:

Além de proporcionar vários benefícios, o aprendizado móvel oferece novos ambientes de ensino. Desenvolvemos e validamos um aplicativo de smartphone para residentes de ortopedia e traumatologia, a fim de ajudá-los no estudo e, consequentemente, na aprovação do exame do Conselho de Ortopedia e Traumatologia.

Métodos:

Trata-se de um estudo quantitativo para validar a aplicação móvel. O instrumento foi desenvolvido para as plataformas iOS® e Android®, em português e gratuito. Os 132 participantes do estudo, divididos em três grupos, usaram a ferramenta. Adotaram-se dois questionários: a já validada System Usability Scale (SUS) e um outro criado pelos autores (devidamente validado) para avaliar a praticidade e viabilidade do aplicativo como ferramenta de aprendizagem. O modo, a frequência absoluta e o percentual das variáveis estudadas foram cruzados pelo teste de Fisher ou qui-quadrado de Pearson.

Resultados:

Dos 132 participantes, 55,3% possuem iOS®. Todos os participantes afirmaram que já haviam usado um aplicativo em seus smartphones; seis (4,5%) mencionaram que nunca utilizaram aplicativos para fins acadêmicos (valor de p < 0,001); 100% destacaram a utilidade dessa tecnologia no desenvolvimento teórico do residente; e 124 (93,9%) concordaram que se trata de um método auxiliar de aprendizagem para médicos ortopedistas em geral. Obteve-se um escore médio da SUS de 84,2 (DP 10,8) com margem de erro de 1,9. O escore da SUS variou de 82,4 a 86,1 (IC95%). O coeficiente alfa de Cronbach foi de 0,797.

Conclusão:

O aplicativo desenvolvido foi bem-sucedido nos exames realizados e pode ser uma alternativa no ensino médico na área ortopédica.

Palavras-chave : Educação em Ortopedia; Software; Aplicativos Móveis; Ortopedia; Treinamento por Simulação.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )