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Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

PIMENTA, Janaina Carla Silva Oliveira et al. Versão Brasileira do Tool for Assessing Cultural Competence Training (TACCT): uma Matriz de Competência Cultural. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2020, vol.44, n.4, e168.  Epub 21-Out-2020. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.4-20200240.

Introdução:

Este estudo teve como objetivos traduzir, adaptar e avaliar as propriedades psicométricas do Tool for Assessing Cultural Competence Training (TACCT) para o português falado no Brasil.

Métodos:

Os itens do TACCT foram adaptados transculturalmente por meio das etapas de tradução, reconciliação, retrotradução, revisão da retrotradução, revisores independentes, etapa Delphi, pré-teste e incorporação dos resultados do pré-teste no processo de tradução. A versão final do instrumento para a língua portuguesa foi autoaplicada em 320 estudantes de uma escola médica. Para verificar a precisão da escala, adotou-se a análise de confiabilidade. Utilizamos a análise fatorial confirmatória para avaliação da validade de construto e dimensionalidade do instrumento.

Resultado:

A versão final do TACCT mostrou-se adequada e teve sua validade e confiabilidade confirmadas.

Conclusão:

A versão brasileira do TACCT é válida e confiável e tem potencial para ser utilizada no processo de implantação, revisão ou aprimoramento de currículos de escolas médicas brasileiras.

Palavras-chave : Educação Médica; Competência Cultural; Psicometria; Antropologia Médica.

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