SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número4Versão Brasileira do Tool for Assessing Cultural Competence Training (TACCT): uma Matriz de Competência CulturalPapel do Instrutor de Pediatric Advanced Life Support na Aplicação das Melhores Práticas em Ressuscitação Pediátrica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

CARVALHO FILHO, Aderval de Melo; SANTOS, Almira Alves dos; WYSZOMIRSKA, Rozangela Maria de Almeida Fernandes  e  MEDEIROS, Isabella Costa Figueiredo. Preceptores de Residência Médica: Perfil Epidemiológico e Capacitação Pedagógica. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2020, vol.44, n.4, e159.  Epub 27-Out-2020. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.4-20200131.ing.

Introdução:

A residência médica é uma modalidade de pós-graduação, caracterizada como treinamento em serviço, considerada no Brasil como padrão-ouro na formação de médicos especialistas. A preceptoria na residência médica é desenvolvida por um especialista que, além ser responsável pelo residente, prepara-o para a prática profissional. Como ainda não há definição dos principais requisitos para o preceptor, nem sobre a preparação para o exercício, percebe-se relativo despreparo quanto aos aspectos pedagógicos e de capacitação.

Método:

Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem quantitativa, realizado com 200 preceptores de ambos os sexos, de programas de residência médica em Maceió, em Alagoas.

Resultados:

A média de idade encontrada foi de 43,31 ± 10,31 anos, com discreta maioria do sexo feminino (52,5%). O tempo médio de conclusão da graduação foi de 19,5 ± 10,58 anos, com 83% dos participantes graduados em Alagoas. Além disso, 78,5% possuem a certificação de residência médica, havendo maior tendência dos preceptores de instituições públicas em obter titulação em pós-graduações stricto sensu. O tempo médio da pós-graduação concluída foi de 12,63 ±10,87 anos; e o de exercício da preceptoria, de 7,07 ± 6,99 anos. Apenas 19% dos preceptores referiram capacitação para a preceptoria, e 29,5% atuam como docentes na graduação. Alagoas acompanhou a tendência nacional de ampliação da PRM, o que pode justificar a idade média encontrada, semelhante a outros estudos. A maioria do sexo feminino pode estar associada a um processo de feminização da saúde. A alta porcentagem de preceptores titulando a residência médica está em sintonia com a Resolução nº 4/78. Neste estudo foram encontrados preceptores experientes, constatação que diverge dos achados de alguns autores. A baixa porcentagem de preceptores com capacitação para a preceptoria indica baixo interesse, falta de estímulos e pouca oferta de treinamentos disponíveis.

Conclusão:

A população deste estudo é de preceptores predominantemente jovens, com maioria do sexo feminino, que possuem tempo elevado de experiência, e a maioria graduou-se em Alagoas. Houve predomínio da residência médica como principal titulação, e a maioria dos preceptores não recebeu capacitação pedagógica para a função. Por fim, os preceptores de instituições públicas possuem maior proporção de títulos de pós-graduação stricto sensu.

Palavras-chave : Preceptor(es); Preceptoria; Residência Médica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )