SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue4Feelings of Medical Students and Resident Doctors Facing Death: a Systematic ReviewDesign Thinking in Restructuring the Assessment System of a Medical Course Discipline author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

OLIVEIRA, Diêgo Andrade de; LESSA, Rosângela Souza; RIBEIRO, Suzana Cristina Silva  and  VASCONCELOS, Pedro Fonseca de. O Prático Visual: o Infográfico como Ferramenta Facilitadora do Aprendizado no Curso de Medicina. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2020, vol.44, n.4, e109.  Epub Aug 17, 2020. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.4-20200158.ing.

Introdução:

No contexto das graduações médicas, o desenvolvimento de metodologias que estimulam a busca do aprendizado, a autonomia e a criatividade dos discentes é essencial para a formação médica no Brasil. O estudo visa descrever a construção de infográficos como proposta pedagógica para o aprendizado dos processos orgânicos do envelhecimento humano por estudantes de Medicina.

Método:

Os discentes do quarto período do curso de Medicina de uma instituição de ensino superior construíram infográficos como requisito de conteúdo prático do módulo “Processos de Envelhecimento”. Adotou-se o infográfico do tipo estático, seguindo critérios como: definição do público-alvo; definição do objetivo; escolha do tema; seleção das informações mais relevantes (foco); linguagem direta e acessível; informações organizadas; escolhas das paletas de cores e estilo; e esboço do infográfico. Todo processo de elaboração foi supervisionado pelo docente responsável, sendo previamente estabelecidos os critérios de avaliação.

Resultados:

A turma foi dividida em sete grupos, resultando na produção de um infográfico com uma temática específica por grupo. Os temas do envelhecimento humano foram: doenças articulares degenerativas, enfraquecimento ósseo, pneumonia no idoso, infarto agudo do miocárdio, demência vascular, aterosclerose e herpes-zóster. É válido salientar que, além da criação, cada grupo apresentou aos demais colegas o produto final, explicitando cada item inserido no infográfico estático.

Conclusões:

Foi possível observar que os alunos cumpriram de forma satisfatória os requisitos avaliativos propostos, demonstrando envolvimento na construção dos infográficos e, sobretudo, no aprendizado simples, criativo e objetivo, utilizando uma poderosa ferramenta visual. Acrescenta-se também que o material impresso servirá de apoio no laboratório de histologia e em atividades extramuros.

Keywords : Educação Médica; Aprendizagem Baseada em Problemas; Conhecimento; Criatividade.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )