SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue4The Visual Practice: the Infographic as a Facilitating Tool for Learning in Medical SchoolFrom Family Doctor to Student Preceptor in the Brazilian Unified Health System: Experience Report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

CORTES JUNIOR, João Carlos de Souza et al. Design Thinking na Reestruturação do Sistema de Avaliação de Disciplina em um Curso de Medicina. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2020, vol.44, n.4, e118.  Epub Aug 17, 2020. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.4-20200125.

Introdução:

A construção de conhecimento é facilitada pela utilização de metodologias inovadoras, centradas no estudante e que lhes permitam participar da elaboração de propostas para soluções de problemas reais. O design thinking (DT) é um processo que propõe a busca, de forma empática, colaborativa e criativa, de soluções para problemas complexos. Neste relato de experiência, aplicou-se o DT à educação médica como um recurso para que a comunidade acadêmica participasse diretamente da qualificação do ensino.

Método:

Trata-se de relato de experiência com a utilização do DT na reestruturação do sistema de avaliação de uma disciplina em um curso de graduação em Medicina.

Resultado:

Foi possível viabilizar soluções a partir da prototipagem, de maneira compartilhada e colaborativa, que resultaram na otimização da qualidade do processo avaliativo da disciplina, com a adoção de novos métodos.

Conclusão:

O DT aplicado ao campo da educação médica permitiu a reflexão sobre um processo inovador e a operacionalização dele na reestruturação da avaliação do conteúdo programático de uma disciplina no curso de graduação em Medicina.

Keywords : Criatividade; Educaçمo Médica; Empatia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )