SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue4Design Thinking in Restructuring the Assessment System of a Medical Course DisciplineNeurology Training Program for the Education of Psychiatry Residents: Experiences Reported from Curitiba, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

OLIVEIRA, Daniel Almeida de  and  SOUZA, Eder Viana de. De Médico de Família a Preceptor de Estudantes no Sistema Único de Saúde: Relato de Experiência. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2020, vol.44, n.4, e116.  Epub Aug 25, 2020. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.4-20190254.ing.

Introdução:

Neste artigo, é relatada a experiência de um médico especialista em Medicina de Família e Comunidade, que trabalha em uma unidade básica de saúde da região sul do município de São Paulo, na atenção primária à saúde do Sistema Único de Saúde, ao se tornar preceptor de estudantes de Medicina da Universidade São Caetano do Sul.

Método:

Os estudantes conheceram a estrutura típica de uma unidade básica de saúde e treinaram a confecção da entrevista médica, sob supervisão, e do exame físico, à medida que adquiriam as competências necessárias. Treinaram ainda o pedido de exames complementares. Com isso aprenderam na prática a aplicar o método clínico. Os estudantes também treinaram a competência de aplicar o método clínico em ambientes não controlados por meio da visita domiciliar, o que lhes permitiu também conhecer a realidade do paciente in loco. Por meio do acompanhamento de famílias e de casos-índice realizado durante alguns anos, os estudantes puderam conhecer os diferentes ciclos de atendimento da Estratégia Saúde da Família, inclusive a questão da morte, que se inicia no contexto sociofamiliar. Os discentes também atuaram em grupos de orientação e transmissão de conhecimento para a comunidade e puderam treinar a comunicação e a adaptação referentes à população atendida. Participaram de reuniões de equipe, nas quais vivenciaram o planejamento semanal das atividades, a discussão interdisciplinar de casos mais complexos e as estratégias criadas.

Resultados:

Obtiveram-se resultados promissores com o uso das metodologias ativas que se baseiam na autonomia do estudante ante o processo de aprendizagem. Essas metodologias são aplicadas ao ensino da Medicina em ambientes de prática clínica, pois o contato com a realidade melhora o aprendizado, desafia o aluno a pesquisar com autonomia a fim de entender com clareza o que fazer com os objetivos de aprendizagem estabelecidos, ensina a usar experiências pregressas para inter-relacionar novos conhecimentos com os conhecimentos prévios, por meio da Medicina Baseada em Evidências, e refletir sobre a prática médica.

Conclusão:

De acordo com as Diretrizes Nacionais Curriculares, a inserção do estudante de Medicina no âmbito do Sistema Único de Saúde é imprescindível para que ele possa adquirir os conhecimentos necessários para atuar sobretudo na atenção primária à saúde.

Keywords : Atenção Primária à Saúde; Aprendizagem; Medicina; Saúde da Família.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )