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Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

RIOS, Leonardo Essado. Teorias de Mudança de Comportamento: um Novo Paradigma da Educação Médica?. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2020, vol.44, n.4, e162.  Epub Oct 20, 2020. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.4-20200276.ing.

Apresenta-se uma perspectiva crítica sobre a importância das teorias de mudança de comportamento baseadas em evidência para a educação médica. Inúmeros modelos teóricos têm sido propostos para explicar mudanças de comportamento, com duas teorias atualmente emergindo como um novo paradigma, nomeadamente a Behaviour Change Wheel (BCW) e a Prime Theory of Motivation. Por trás disso, está o fato de que essas teorias foram propostas com base em uma revisão abrangente da literatura sobre modelos explicativos de mudanças comportamentais, além de consenso entre especialistas. O princípio básico é que qualquer mudança de comportamento envolve necessariamente três aspectos inter-relacionados: capacidade, oportunidade e motivação. No presente ensaio, essas teorias foram abordadas com vistas a problemas que envolvem comportamentos na educação médica, com ênfase na questão das práticas obsoletas de ensino na formação de profissionais de saúde. Assumindo que bons professores têm uma visão global da profissão de professor, e não apenas de sua especialidade, intervenções para melhorar performances ultrapassadas de ensino entre educadores em saúde devem primeiramente entender a motivação deles para mudar. Também é necessário investigar os conhecimentos e as habilidades deles sobre métodos inovadores de ensino-aprendizagem (capacidade), bem como se o ambiente apoia a diversificação metodológica e a inovação (oportunidade). Em suma, as teorias de mudança de comportamento baseadas em evidências podem representar um novo paradigma para a educação médica quando o objetivo envolve superar problemas comportamentais.

Keywords : Comportamento; Teoria Psicológica; Educação Médica.

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