SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 suppl.1População em Situação de Rua: o Papel da Educação Médica ante a Redução de IniquidadesDesafios das Fake News com Idosos durante Infodemia sobre Covid-19: Experiência de Estudantes de Medicina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

CASTRO, Andrea Augusta et al. Teleconsulta no Contexto da Covid-19: Experiência de uma Equipe em Cuidados Paliativos. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2020, vol.44, suppl.1, e138.  Epub 19-Set-2020. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.supl.1-20200368.

Introdução:

Cuidados paliativos é um direito que deve ser assegurado. Diante da pandemia causada pela Covid-19, a recomendação de isolamento social foi uma das estratégias para o enfrentamento.

Relato de experiência:

A equipe do Núcleo de Cuidados Paliativos do Hospital Universitário Pedro Ernesto organizou o fluxo de atendimento aos pacientes por meio do acréscimo ao atendimento presencial das modalidades de teleconsulta. Essa ampliação gerou um aumento da comunicação do paciente e da família dele com a equipe de saúde, preservando, dessa forma, um plano terapêutico baseado no cuidado, acolhimento e respeito adequado a esse período de enfretamento do novo coronavírus.

Discussão:

A comunicação entre os profissionais das diversas áreas de saúde do núcleo se intensificou quanto às discussões dos casos e desfechos apresentados. Apresentam-se as principais estratégias, os processos, as percepções e os desafios desenvolvidos e enfrentados pela equipe interdisciplinar. Destaca-se o papel da equipe de agente facilitador da integração e comunicação entre o paciente, o Hupe e a rede SUS.

Conclusão:

A equipe do núcleo foi fundamental para que os pacientes e familiares assistidos pudessem atravessar o momento com mais tranquilidade, segurança e cuidado integral.

Palavras-chave : Cuidados paliativos; Telemonitoramento; Infecções por Coronavírus; Práticas Interdisciplinares; Pandemia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )