SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue1Analysis of the teaching-service integration for training residents in family and community medicine author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

BRESSA, Rebeca Carvalho; MURGO, Camélia Santina  and  SENA, Bárbara Cristina Soares. Associações entre a autoeficácia docente e a utilização do Objective Structured Clinical Examination na educação médica. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, n.1, e001.  Epub Jan 12, 2021. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.1-20200130.ing.

Introdução:

A inserção de novas metodologias e avaliações na área da educação médica tem indicado a necessidade de compreender a percepção dos docentes sobre sua própria capacidade de utilizá-las adequadamente.

Objetivo:

Com base nisso, este estudo buscou investigar as possíveis associações entre a autoeficácia docente e o uso do OSCE.

Método:

Utilizaram-se a Escala de Autoeficácia do Professor, a Escala sobre Fontes de Autoeficácia e um questionário de caracterização. Participaram 47 docentes de Medicina de uma universidade privada, de ambos os sexos, com idade entre 31 e 78 anos.

Resultados:

Os resultados indicaram que os fatores persuasão social e aprendizagem vicária foram os mais endossados, sugerindo que essas fontes são as de maior interferência na formação de crenças dos participantes. Houve apenas uma correlação positiva e com significância estatística, com magnitude fraca, estabelecida entre eficácia na intencionalidade da ação e aprendizagem vicária. As demais correlações encontradas se demonstraram estatisticamente em sentido negativo e com magnitudes moderadas.

Conclusões:

Os docentes concordantes com algumas características importantes sobre o método OSCE apresentaram maiores níveis de autoeficácia, e isso significa que os profissionais com alto nível de perseverança, superação, confiança e resiliência são mais comprometidos com o ensino, a pesquisa e a assistência estudantil.

Keywords : Autoeficácia Docente; Educação Médica; OSCE.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )