SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número1Análise da integração ensino-serviço para a formação de residentes em medicina de família e comunidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

BRESSA, Rebeca Carvalho; MURGO, Camélia Santina  e  SENA, Bárbara Cristina Soares. Associações entre a autoeficácia docente e a utilização do Objective Structured Clinical Examination na educação médica. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, n.1, e001.  Epub 12-Jan-2021. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.1-20200130.ing.

Introdução:

A inserção de novas metodologias e avaliações na área da educação médica tem indicado a necessidade de compreender a percepção dos docentes sobre sua própria capacidade de utilizá-las adequadamente.

Objetivo:

Com base nisso, este estudo buscou investigar as possíveis associações entre a autoeficácia docente e o uso do OSCE.

Método:

Utilizaram-se a Escala de Autoeficácia do Professor, a Escala sobre Fontes de Autoeficácia e um questionário de caracterização. Participaram 47 docentes de Medicina de uma universidade privada, de ambos os sexos, com idade entre 31 e 78 anos.

Resultados:

Os resultados indicaram que os fatores persuasão social e aprendizagem vicária foram os mais endossados, sugerindo que essas fontes são as de maior interferência na formação de crenças dos participantes. Houve apenas uma correlação positiva e com significância estatística, com magnitude fraca, estabelecida entre eficácia na intencionalidade da ação e aprendizagem vicária. As demais correlações encontradas se demonstraram estatisticamente em sentido negativo e com magnitudes moderadas.

Conclusões:

Os docentes concordantes com algumas características importantes sobre o método OSCE apresentaram maiores níveis de autoeficácia, e isso significa que os profissionais com alto nível de perseverança, superação, confiança e resiliência são mais comprometidos com o ensino, a pesquisa e a assistência estudantil.

Palavras-chave : Autoeficácia Docente; Educação Médica; OSCE.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )