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Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

OLIVEIRA, Anderson Milfont Feitosa de; MOREIRA, Maria Rosilene Cândido; XAVIER, Samyra Paula Lustoza  e  MACHADO, Maria De Fátima Antero Sousa. Análise da integração ensino-serviço para a formação de residentes em medicina de família e comunidade. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, n.1, e003.  Epub 12-Jan-2021. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.1-20200326.

Introdução:

A integração entre as instituições de ensino e os serviços de saúde na formação de residentes médicos requer mudanças em ambas as partes envolvidas, principalmente no cenário assistencial, fazendo-se necessária remodelação da cultura dos atores sociais que constituem o SUS.

Objetivo:

O objetivo deste estudo foi efetuar, pelo mapeamento das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, o diagnóstico situacional da integração ensino-serviço em um Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade (PRMFC).

Método:

Trata-se de pesquisa-intervenção com preceptores e gestores de saúde de um município do estado do Ceará, no Brasil. Os dados foram coletados pela entrevista semiestruturada, submetidos à Classificação Hierárquica Descendente (CHD) com auxílio do software IRaMuTeQ, analisados conforme eixos da matriz SWOT (forças, fraquezas, oportunidades, ameaças) e discutidos com apoio da literatura.

Resultados:

As classes de cada CHD originaram os fatores de cada eixo da matriz SWOT, delineando como pontos fortes: parceria entre os agentes de integração e inclusão do residente no cotidiano das equipes; pontos fracos: distanciamento entre preceptor e instituição de ensino e ausência de estratégias de valorização da preceptoria; oportunidades: perspectiva de o programa servir como ferramenta de gestão da saúde; e ameaças: problemas na gestão dos equipamentos da saúde, com reflexos sobre a estrutura dos serviços, gestão do programa e qualidade da formação.

Conclusões:

A análise da matriz SWOT viabilizou a identificação de pontos fortes e fragilidades no PRMFC, viabilizando a elaboração de estratégias para o fortalecimento da integração ensino-serviço, na perspectiva de melhoria da gestão, formação e execução do cuidado em saúde.

Palavras-chave : Integração Docente-Assistencial; Capacitação de Recursos Humanos em Saúde; Residência Médica; Medicina de Família e Comunidade; Saúde Coletiva.

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