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Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

MORAIS, Rafaela Queiroz de et al. Integração semiologia e radiologia: nova tendência no processo de ensino e aprendizagem. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, n.1, e007.  Epub Jan 12, 2021. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.1-20190287.ing.

Introdução:

O desenvolvimento do raciocínio clínico para diagnosticar doenças e solicitar exames complementares, como os radiológicos, baseia-se na história e no exame físico, desenvolvidos durante o curso de Semiologia.

Objetivo:

Nosso objetivo foi avaliar os resultados da integração inovadora de duas disciplinas no currículo médico em nossa instituição: Semiologia Médica e Radiologia Clínica.

Métodos:

A amostra foi composta por 184 estudantes de Medicina do quinto semestre que participaram das duas disciplinas simultaneamente. Realizaram-se sessões extraclasse de semiologia e radiologia, baseadas em tópicos teóricos e práticos, integrando imagens radiológicas com sinais semiológicos. Avaliaram-se os resultados por meio da aplicação de um questionário semiestruturado aos participantes, no qual todos os 18 itens foram classificados em uma escala de 0 (pior) a 10 (melhor). A hipótese de normalidade na distribuição dos escores foi verificada pelos testes de Kolmorov-Smirnov e Shapiro-Wilk. As 18 distribuições de pontuação foram resumidas por estatística descritiva e comparadas pelo teste de Friedman, com teste post hoc em comparações pareadas ajustadas por Bonferroni. As correlações entre as pontuações foram determinadas pelos coeficientes de correlação de classificação de Spearman.

Resultados:

O escore médio geral para as sessões de semiologia e radiologia foi alto (8,55). Os estudantes ficaram satisfeitos com a seleção de casos clínicos (8,46) e descobriram que as sessões de semiologia-radiologia contribuíram para o desenvolvimento de seu raciocínio clínico (8,58).

Conclusão:

As escolas médicas enfrentam novos desafios na educação médica. O conceito inovador da modalidade de ensino integrado de radiologia-semiologia afeta a capacidade de autopercepção dos alunos para interpretar imagens radiológicas e pode ser uma tendência de estratégia educacional.

Keywords : Ensino; Semiologia; Radiologia; Integração.

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