SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número1Fluxo do esgotamento: interrogando o processo de produção do tempo/cansaço no internato médicoEnsinar competências não técnicas para atendimentos de emergência: percepções de professores médicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

FREITAS, Francisco José de; MELLO, Rodrigo da Fontoura de Albuquerque  e  BARBOSA, Maria Tereza Serrano. Matriz de competências para o ensino da homeopatia na graduação médica. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, n.1, e011.  Epub 16-Jan-2021. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.1-20200447.

Introdução:

Currículos médicos de graduação são extremamente carregados em seu conteúdo, tornando-se primordial a necessidade de otimizar competências essenciais. As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do Curso de Graduação em Medicina preconizam uma valorização do tratamento do doente que possui muitas interfaces com a homeopatia. Apesar de ser uma especialidade médica no Brasil reconhecida desde 1980, a homeopatia ainda é pouco presente na graduação médica.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo desenvolver uma matriz de competências essenciais composta de conhecimentos e habilidades desejáveis para o ensino da homeopatia na graduação médica.

Métodos:

Trata-se de um estudo quanti-qualitativo realizado por meio da técnica Delphi normativa, em duas rodadas, com os docentes especialistas em homeopatia do país. Na primeira rodada, aplicou-se um questionário anônimo on-line para identificar as competências (conhecimentos e habilidades) necessárias em homeopatia para os discentes de graduação em Medicina. Após a análise de conteúdo, os temas foram agrupados nessas duas categorias que retornaram para apuração na segunda rodada, em que os especialistas assinalaram o grau de concordância (escala de Likert de quatro pontos: de não relevante a muito relevante). Para a definição de consenso, adotaram-se dois critérios: índice de De Loe e uma nota de relevância adotada pelos autores com vistas a discriminar mais os graus de consenso.

Resultados:

Dos 14 temas/subtemas relacionados como competências/conhecimentos, consideraram-se 11 como de alto consenso, dos quais cinco foram avaliados como primordiais, pois obtiveram nota de relevância acima de 9,0 (três relacionados ao grande tema clínica homeopática; um, à teoria e técnica homeopáticas; e outro, à pesquisa homeopática). Em relação às competências/habilidades, oito das 11 foram consideradas de alto consenso, e somente duas alcançaram nota acima de 9,0, ambas relacionadas à clínica homeopática.

Conclusão:

O ensino da homeopatia pode contribuir para a mudança paradigmática da medicina no sentido de valorizar o doente e promover a saúde, permitindo uma atuação médica mais humanizada e centrada no doente, o que justificaria a adoção de seu ensino, inclusive obrigatório, nas faculdades de Medicina. A elaboração de uma matriz de competências do que deve ser ensinado de homeopatia aos discentes da graduação médica vem ao encontro das DCN e instrumentaliza a reflexão na elaboração de uma futura ementa.

Palavras-chave : Homeopatia; Matriz de Competências; Educação de Graduação em Medicina; Educação Baseada em Competências; Currículo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )