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Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

REY, Ruan Romualdo et al. Ensinar competências não técnicas para atendimentos de emergência: percepções de professores médicos. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, n.1, e013.  Epub 21-Jan-2021. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.1-20190310.

Introdução:

As situações de emergência requerem ações e decisões rápidas por parte do médico, que deve articular competências técnicas, como o conhecimento e as habilidades clínicas, para o diagnóstico, e não técnicas, como a liderança e o trabalho em equipe, para proporcionar a assistência segura.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo conhecer as percepções dos professores médicos sobre o ensino das competências não técnicas para o atendimento de situações de emergência, no contexto de um curso de graduação em Medicina.

Método:

Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, desenvolvida com 24 professores médicos de um curso de Medicina em fase de implantação. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas, com uso de roteiro semiestruturado, gravadas em áudio, com o consentimento dos participantes. Para análise dos dados, utilizou-se análise temática.

Resultados:

A análise das entrevistas possibilitou a construção de dois temas: “Ensinar urgência e emergência: uma reprodução de procedimentos” e “A transição de racionalidades no ensino das competências não técnicas para atendimentos de emergência”, com os subtemas, “Competência não técnica: por mais que eu ensine você não vai aprender” e “É possível desenvolver as competências não técnicas”.

Conclusões:

No grupo estudado, sobressai a visão tecnicista, em que se enfatiza o ensino técnico-procedimental para assistência às situações de emergência. Entretanto, coexistem diferentes concepções de ensinar e aprender, indicando uma transição de racionalidades que perpassa o entendimento dos professores. Ressalta-se a necessidade de propostas de desenvolvimento permanente do corpo docente que possibilitem repensar criticamente as concepções de aprendizagem no campo das emergências, sobretudo no âmbito dos novos cursos de graduação em Medicina.

Palavras-chave : Medicina de Emergência; Educação de Graduação em Medicina; Docentes Médicos; Habilidades Sociais; Pesquisa Qualitativa.

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