SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número1Sintomas de ansiedade e depressão entre estudantes de medicina: estudo de prevalência e fatores associadosAlteração do cronotipo em universitários da área da saúde com sonolência diurna excessiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

SOEIRO, Ana Cristina Vidigal; LIMONGE, Lívia Gomes; LOPES, Nicole Salomão  e  FAYAL, Syenne Pimentel. Abordagem do suicídio na educação médica: analisando o tema na perspectiva dos acadêmicos de medicina. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, n.1, e030.  Epub 08-Fev-2021. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.1-20200292.

Introdução:

O Brasil figura entre os países com maior número de suicídios no mundo, contudo o estigma relacionado ao tema ainda persiste, realidade que se reflete em sua escassa problematização na educação e prática médicas.

Objetivo:

O estudo foi realizado com o objetivo de conhecer as percepções e atitudes de acadêmicos acerca de temas relacionados ao suicídio, de modo a identificar a inserção da temática ao longo da graduação.

Método:

Trata-se de uma pesquisa de natureza descritiva, exploratória e transversal, com uso de metodologia quantitativa. O estudo teve início após aprovação por Comitê de Ética em Pesquisa e contou com participação de uma casuística de 188 alunos matriculados no curso de Medicina de uma universidade pública do Pará. Os dados foram coletados de forma presencial, por meio da utilização de um questionário semiestruturado, após assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).

Resultados:

A maioria dos participantes atribuía importância ao tema, mas observou-se que ainda há pouca inserção de conteúdos relacionados à temática ao longo da educação médica, haja vista o fato de a grande maioria dos participantes não conhecer nenhum manual ou protocolo de intervenção nessa área. Além disso, mais da metade dos acadêmicos relataram dificuldades em relação à realização da notificação compulsória.

Conclusões:

Apesar da inclusão de temas relacionados à saúde mental ao longo da formação acadêmica, a problematização do suicídio ainda precisa ser intensificada nos conteúdos curriculares da educação médica. Trata-se de uma medida importante para o alcance de intervenções mais eficazes e qualificadas, particularmente pela relevância que o assunto vem adquirindo nos tempos atuais.

Palavras-chave : Suicídio; Saúde Mental; Educação Médica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )