SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número1Alteração do cronotipo em universitários da área da saúde com sonolência diurna excessivaAnálise de conteúdo de duas avaliações externas brasileiras de cursos de medicina: Enade e Revalida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

LANDIM, Daniel Moreira Paes; MORENO-NETO, José Luiz  e  SOARES, Jorgana Fernanda de Souza. Raciocínio clínico: percepções e práticas de estudantes de medicina. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, n.1, e032.  Epub 10-Fev-2021. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.1-20200062.

Introdução:

Em tempos de ameaças constantes ao financiamento destinado à manutenção do Sistema Único de Saúde (SUS), faz-se necessário debruçar o olhar sobre a prática médica, sobretudo no que tange ao alto custo que o emprego desnecessário de exames complementares ocasiona à saúde pública.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo analisar as percepções sobre o raciocínio clínico (RC) e as respectivas práticas entre estudantes de Medicina (EM) de uma universidade pública do Nordeste brasileiro.

Métodos:

Trata-se de pesquisa qualitativa realizada com 12 EM. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas com gravação de áudio. A análise de dados foi realizada por meio da técnica de análise de conteúdo, modalidade análise temática.

Resultados:

A maioria dos EM compreendeu o RC como sinônimo de raciocínio diagnóstico, pois os discentes o praticavam como uma junção da utilização de dados da anamnese, do exame físico e de exames complementares, e realizavam raciocínio terapêutico como base em aspectos como diagnóstico do paciente, sintomatologia, comorbidades, alergia e adesão terapêutica. Além disso, os EM demonstraram conhecimento teórico-conceitual superficial sobre o tema.

Conclusão:

As percepções e práticas dos EM sobre o RC revelaram aspectos relevantes do contexto prático do internado na referida universidade, os quais podem subsidiar novas discussões e oportunizar a realização de outras pesquisas sobre o tema.

Palavras-chave : Educação Médica; Competência Clínica; Tomada de Decisão Clínica; Diagnóstico; Terapêutica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )