SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue1Gender (in)visibility in the curriculum and in the practice of two medical specialitiesMassive online open course as a strategy for teaching medication safety author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

PIOTTO, Hayslla Boaventura  and  CALABRO, Luciana. Educação médica: linha do tempo e panorama da pós-graduação stricto sensu no Brasil. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, n.1, e041.  Epub Feb 17, 2021. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.1-20200047.

Introdução:

O presente trabalho apresenta uma sucinta retrospectiva da pós-graduação stricto sensu brasileira e elucida o atual panorama quantitativo das subáreas avaliativas da área de medicina.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo esboçar um panorama crítico da pós-graduação médica.

Método:

O método, aqui utilizado, contempla uma revisão das normativas que conduziram a formação da pós-graduação stricto sensu brasileira e uma categorização e análise estatística de dados fornecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, complementados por informações da Plataforma Sucupira e do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, com recorte das áreas avaliativas da medicina e atenção a elas.

Resultado:

Como resultado, observou-se que, em junho de 2019, o Brasil atingiu 4.590 programas de pós-graduação, sendo 262 distribuídos nas áreas avaliativas da medicina. A partir desse quantitativo, apresentam-se uma tabela, dois quadros, uma figura e sete gráficos que demostram diferentes aspectos do Sistema Nacional de Pós-Graduação.

Conclusão:

Em conclusão, no que se refere ao Sistema Nacional de Pós-Graduação, descrevem-se, como ponto forte, a expansão e o crescimento da pós-graduação, e indicam-se, como ponto frágil, os traços de assimetrias regionais. Em face das subáreas da medicina, são evidenciadas as características de cada área avaliativa, incluindo relações entre modalidades, níveis e conceitos dos programas de pós-graduação. Por fim, fica a perspectiva de que, além do número de programas de pós-graduação e de seus respectivos conceitos, um panorama qualitativo deve considerar indicadores como produção científica e impacto social, temas a serem abordados em estudos futuros, utilizando-se dados e as ferramentas metodológicas específicas.

Keywords : Educação Médica; Educação de Pós-Graduação em Medicina; Avaliação Educacional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )