SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número1A (in)visibilidade gênero no currículo e na prática de duas especialidades médicasMassive online open course como estratégia para o ensino de segurança no processo de medicação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

PIOTTO, Hayslla Boaventura  e  CALABRO, Luciana. Educação médica: linha do tempo e panorama da pós-graduação stricto sensu no Brasil. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, n.1, e041.  Epub 17-Fev-2021. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.1-20200047.

Introdução:

O presente trabalho apresenta uma sucinta retrospectiva da pós-graduação stricto sensu brasileira e elucida o atual panorama quantitativo das subáreas avaliativas da área de medicina.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo esboçar um panorama crítico da pós-graduação médica.

Método:

O método, aqui utilizado, contempla uma revisão das normativas que conduziram a formação da pós-graduação stricto sensu brasileira e uma categorização e análise estatística de dados fornecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, complementados por informações da Plataforma Sucupira e do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, com recorte das áreas avaliativas da medicina e atenção a elas.

Resultado:

Como resultado, observou-se que, em junho de 2019, o Brasil atingiu 4.590 programas de pós-graduação, sendo 262 distribuídos nas áreas avaliativas da medicina. A partir desse quantitativo, apresentam-se uma tabela, dois quadros, uma figura e sete gráficos que demostram diferentes aspectos do Sistema Nacional de Pós-Graduação.

Conclusão:

Em conclusão, no que se refere ao Sistema Nacional de Pós-Graduação, descrevem-se, como ponto forte, a expansão e o crescimento da pós-graduação, e indicam-se, como ponto frágil, os traços de assimetrias regionais. Em face das subáreas da medicina, são evidenciadas as características de cada área avaliativa, incluindo relações entre modalidades, níveis e conceitos dos programas de pós-graduação. Por fim, fica a perspectiva de que, além do número de programas de pós-graduação e de seus respectivos conceitos, um panorama qualitativo deve considerar indicadores como produção científica e impacto social, temas a serem abordados em estudos futuros, utilizando-se dados e as ferramentas metodológicas específicas.

Palavras-chave : Educação Médica; Educação de Pós-Graduação em Medicina; Avaliação Educacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )