SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número1Massive online open course como estratégia para o ensino de segurança no processo de medicaçãoAssociação entre inteligência emocional e empatia em estudantes de Medicina: estudo transversal unicêntrico, Brasil, 2019 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

OLIVEIRA, Sofia Romay; MARTINI, Athos Paulo Santos  e  GROSSEMAN, Suely. Carga horária de saúde coletiva antes do internato em escolas médicas brasileiras. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, n.1, e028.  Epub 25-Fev-2021. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.1-20200273.ing.

Introdução:

Os limites da carga horária (CH) de saúde coletiva (SC) antes do internato (AI) não estão definidos nas Diretrizes Curriculares Nacionais, nem em outros documentos, e não foram investigados de forma abrangente em estudos nacionais.

Objetivo:

Analisar a CH de SC AI em escolas médicas (EM) brasileiras.

Método:

Estudo transversal, com escolas reconhecidas pelo Ministério da Educação que iniciaram as atividades até 31 de dezembro de 2017. Os sites das 323 escolas existentes foram consultados, e foram incluídas aquelas que disponibilizavam seus currículos na internet com detalhamento de CH de SC AI. As variáveis foram região geográfica e administração da escola, CH do curso de medicina e CH de SC AI, incluindo também as CH de epidemiologia, bioestatística e saúde do trabalhador. Os dados foram analisados usando-se estatística descritiva, teste de qui-quadrado (Ӽ2) de Pearson para variáveis categóricas e testes Mann-Whitney-U (U) e Ӽ2 de Kruskal-Wallis para variáveis contínuas.

Resultados:

Foram incluídas 222 das 323 EM existentes (68,7%), sendo 83 gratuitas (37,4%) e 139 não gratuitas (62,6%). A mediana da CH total de SC AI foi de 440,0 horas (P25-75 = 300,0 - 640,0), equivalente a 5,4% (P25-75 = 3,5 - 7,8) da CH total do curso. A mediana da CH de SC AI em horas das escolas privadas e municipais foi de, respectivamente, 480,0 (P25-75 = 330,7 - 679,2) e 576,0 (P25-75 = 360,0 - 766,0); no caso das estaduais e federais, a mediana foi de, respectivamente, 337,0 (P25 - 75 = 281,2 - 524,2) e 370,0 (P25-75 = 300,0 - 480,0), Ӽ2(3) = 11,48, p = 0,009. As escolas não gratuitas tiveram mediana de CH total de SC de 500,0 horas (P25-75 = 336,0 - 690,0) e as gratuitas de 364,0 horas (P25-75 = 285,0 - 504,0), U = 4.259,0, z = - 3,26, p = 0,001. A mediana da CH, em horas, de epidemiologia e bioestatística AI entre 124 escolas foi de 88,0 (P25-75 = 60,0 - 120,0) e de saúde do trabalhador entre 63 foi de 40,0 (P25-75 = 33,0-60,0).

Conclusões:

A CH de SC AI apresenta grande variação, sendo maior em escolas não gratuitas.

Palavras-chave : Educação Médica; Currículo; Saúde Pública; Carga Horária; Saúde Coletiva.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )