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Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

SILVA, Janaína Teixeira Nunes  e  TOLEDO JUNIOR, Antonio. Associação entre inteligência emocional e empatia em estudantes de Medicina: estudo transversal unicêntrico, Brasil, 2019. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, n.1, e042.  Epub 15-Mar-2021. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.1-20200053.ing.

Introdução:

A inteligência emocional (IE) e a empatia são duas habilidades essenciais para a medicina centrada na pessoa.

Objetivos:

Avaliar a associação entre IE e empatia e verificar se fatores sociodemográficos e o tempo de curso influenciam os seus níveis.

Métodos:

Trata-se de estudo transversal realizado com estudantes de Medicina de uma instituição privada de ensino da cidade de São João del-Rei, Minas Gerais, Brasil. Os níveis de IE foram avaliados por meio do Teste de Autoavaliação de Inteligência Emocional de Schutte e os níveis de empatia, pela Escala de Empatia de Jefferson (versão para estudante). Todos os voluntários assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido antes da inclusão no estudo. A análise estatística utilizou a média, o desvio padrão, a distribuição de frequência, o teste t de Student, a correlação de Pearson e a regressão linear. Foi considerado o nível de significância de 0,05.

Resultados:

De 5 a 30 de agosto de 2019, 193 voluntários, que correspondiam a 85,8% da população total, concordaram em participar do estudo. Os escores totais observados de IE (129,8 ± 13,3) e empatia (121,2 ± 11,6) foram elevados. O escore total de IE foi influenciado pela idade (pajustado = 0,018). Os alunos de períodos mais avançados apresentaram escore total de empatia mais alto (pajustado = 0,013). Os estudantes cujos pais não possuíam curso superior também apresentaram escore total de empatia mais elevado (pajustado = 0,031). Observou-se correlação positiva moderada entre os escores totais de IE e de empatia ( ρ = 0,304, p < 0,001), e entre o escore total de empatia e o domínio Manejo das Emoções dos Outros de IE (ρ = 0,300, p < 0,001). Observou-se também correlação positiva fraca entre o escore total de IE e a maioria dos domínios de empatia.

Conclusão:

Observou-se correlação positiva entre IE e empatia. A IE foi influenciada pela idade; e a empatia, pelo período do curso e pela escolaridade dos pais.

Palavras-chave : Educação Médica; Estudantes de Medicina; Empatia; Inteligência Emocional.

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