SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número1Carga horária de cirurgia em escolas médicas do BrasilEstratégias pedagógicas na educação médica ante os desafios da Covid-19: uma revisão de escopo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

CORREIA, Divanise Suruagy et al. Inserção da acupuntura no ensino médico: revisão sistemática das experiências brasileiras. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, n.1, e010.  Epub 16-Jan-2021. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.1-20200379.

Introdução:

A acupuntura objetiva o equilíbrio energético por meio de estímulos na pele com a inserção de agulhas em pontos específicos. Ela faz parte do conjunto de conhecimentos teórico práticos da medicina tradicional chinesa. Atualmente, a Organização Mundial da Saúde vem apoiando ações relacionadas ao ensino, à pesquisa e à troca de informações em todo o mundo. Este estudo busca responder à seguinte questão de pesquisa: “Quais são as evidências sobre a inserção da acupuntura no ensino médico no Brasil?”.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo revisar a literatura no que concerne à inserção da acupuntura nas escolas médias do Brasil.

Método:

Trata-se de uma revisão sistemática, realizada em fevereiro de 2020, com a busca da combinação das expressões e dos termos “medicinas alternativas e complementares”, “acupuntura”, “acupuntura médica”, “ensino médico” e “Brasil”, com as adaptações terminológicas para as línguas inglesa e espanhola, e de acordo com as bases de dados: PubMed/Medline, Medline/BVS, Lilacs, HomeoIndex, Scopus e SciELO. Os manuscritos incluídos foram avaliados na íntegra por dois pesquisadores com a finalidade de identificar núcleos temáticos de discussão, a saber: “Acupuntura no Brasil: desafios e perspectivas”; “Acupuntura na graduação médica: experiências, percepções e desafios”; “Especialização/residência em acupuntura médica”; “Divulgação científica: importância na educação médica”.

Resultados:

Os 16 artigos selecionados foram classificados segundo objetivos, método, resultados e conclusões, e discutidos com base nos núcleos temáticos identificados.

Conclusão:

Os dados do estudo mostram que a acupuntura vem crescendo no Brasil, com maior divulgação e ensino lato sensu, com resumida participação durante a graduação. Espera-se que as políticas públicas voltadas para o Sistema Único de Saúde possam incentivar maiores investimentos no ensino durante a graduação.

Palavras-chave : Acupuntura; Medicina; Ensino.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )