SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número1Telemedicina nas instituições de longa permanência para idosos como social accountability no contexto da Covid-19Projeto de ensino como apoio ao telemonitoramento dos casos de Covid-19 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

FREITAS, Brunnella Alcantara Chagas de; FIALHO, Wilmara Lopes  e  PRADO, Mara Rubia Maciel Cardoso do. Experiência da rápida implementação de serviço pioneiro em telessaúde durante a crise da Covid-19. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, n.1, e045.  Epub 17-Fev-2021. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.1-20200222.ing.

Introdução:

Com base em portaria nacional que regulamenta e operacionaliza a telemedicina como uma das medidas de enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da epidemia de Covid-19, firmou-se uma parceria entre a universidade federal e a gestão municipal para a rápida implementação do serviço de telessaúde para Covid-19.

Relato de Experiência:

Trata-se de relato de experiência do processo de implementação do serviço de telessaúde específico para Covid-19, uma parceria entre academia e serviço.

Discussão:

O processo de implementação requer dimensionamento da equipe, espaço físico e recursos tecnológicos, treinamento e capacitação contínua da equipe para alinhamento das ações, pactuação e articulação do fluxograma de teleatendimento e telemonitoramento com a rede de saúde local em todos os níveis de atenção, divulgação do serviço para a população, atenção a aspectos éticos e critérios de emissão de documentos, com destaque à apropriação da equipe quanto à abordagem clínica na teleconsulta e no telemonitoramento.

Conclusão:

A experiência de implementação do serviço Telessaúde Covid em 27 dias relatada neste artigo é passível de replicação por outros municípios como medida de contingenciamento da Covid-19. No relato, destacam-se o número expressivo de atendimentos após dois meses de funcionamento, a missão social da universidade pública e a articulação dela com o sistema de saúde local.

Palavras-chave : Covid-19; Telemedicina; Telessaúde; Saúde Pública; Infecções por Coronavírus.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )