SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número2Registro Clínico Baseado em Problemas como instrumento para desenvolver competências em programa de residência médicaCuidados paliativos: inserção do ensino nas escolas médicas do Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

VALE, Thais Campelo Bedê et al. Fatores por trás do burnout crescente em estudantes de medicina. Os critérios são tão importantes?. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, n.2, e054.  Epub 05-Mar-2021. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.2-20200193.ing.

Introdução:

A saúde mental dos estudantes de medicina tem sido uma preocupação para a comunidade científica, especialmente como resultado da epidemia de comorbidades mentais que se tornaram comuns entre os vários grupos sociais da sociedade moderna.

Objetivos:

Este estudo teve como objetivos avaliar a prevalência de burnout em estudantes do primeiro ao quarto ano de um curso de Medicina e comparar as diferentes classificações de critério diagnóstico da síndrome.

Métodos:

Um total de 511 estudantes de três universidades brasileiras responderam a dois instrumentos validados para avaliar burnout e qualidade de vida, e a um questionário elaborado pelos autores para avaliar dados sociodemográficos e hábitos.

Resultados:

Houve prevalência de 31,1% de burnout tridimensional, 37% de burnout bidimensional e 44,8% de burnout unidimensional. Constatou-se um maior nível de exaustão no grupo com burnout bidimensional, em comparação ao grupo unidimensional, e verificou-se um maior nível de cinismo naqueles com burnout tridimensional, em comparação ao bidimensional. As variáveis que apresentaram correlação com a síndrome foram as mesmas nos três critérios analisados. Os domínios psicológico e físico foram os mais afetados na qualidade de vida dos escolares com burnout. A exaustão emocional foi a dimensão que apresentou correlações mais fortes com três dos quatro domínios analisados no instrumento WHOQOL-BREF.

Conclusão:

Observaram-se prejuízos nas diversas áreas relacionadas à qualidade de vida dos alunos. Questionamos se o uso do Maslach Burnout Inventory, por meio da abordagem tridimensional, realmente é o critério ideal a ser utilizado na triagem do burnout.

Palavras-chave : Esgotamento Profissional; Estudantes de Medicina; Diagnóstico.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )