SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número2Experiência de estudantes com a literatura na formação médicaEspiritualidade dos estudantes de Medicina: associações com empatia e atitude na relação médico-paciente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

LEITE, Larissa Cruvinel; DORNELAS, Larissa Vitoria  e  SECCHIN, Laura de Souza Bechara. Influência da religiosidade sobre a saúde mental dos acadêmicos de medicina. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, n.2, e062.  Epub 14-Abr-2021. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.2-20200446.ing.

Introdução:

A saúde mental foi incluída como um dos dez principais indicadores de saúde, e estudos demonstraram sua relação com religiosidade e espiritualidade (R/E).

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo avaliar se o grau de R/E dos acadêmicos de Medicina influencia em transtornos de ansiedade e depressão no decorrer da graduação.

Método:

Este trabalho foi realizado com uma amostra não probabilística, por conveniência, constituída de 298 acadêmicos. Utilizou-se, na forma de questionários, o Índice de Religiosidade de Duke em português brasileiro (P-DUREL), e, para mapeamento de depressão, ansiedade e estresse, aplicou-se a DASS-21.

Resultado:

Foi demonstrado que as diferentes dimensões da religiosidade não possuem associação com os transtornos emocionais depressão, ansiedade e estresse dos estudantes.

Conclusões:

É possível propor recomendações para pesquisas futuras, de modo que os resultados possam ser utilizados em estudos de metanálise. Estudos que não apresentaram relação significativa entre as variáveis não podem ser negligenciados para que sejam investigadas as dimensões positivas e negativas da associação entre R/E e saúde mental.

Palavras-chave : Religião; Espiritualidade; Depressão; Ansiedade; Estudantes de Medicina.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )