SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número2Influência da religiosidade sobre a saúde mental dos acadêmicos de medicinaGraduação antecipada do curso de medicina durante a pandemia de COVID-19: avaliação preliminar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

LACOMBE, Julianni Bernardelli et al. Espiritualidade dos estudantes de Medicina: associações com empatia e atitude na relação médico-paciente. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, n.2, e066.  Epub 13-Abr-2021. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.2-20200181.ing.

Introdução:

Na atualidade, considera-se relevante e oportuno estudar os fatores que contribuem para a melhoria das relações interpessoais no contexto da assistência ao paciente e da educação médica. Compreender os preditores em relação à empatia e à atitude do interno de Medicina e do jovem médico é tema em destaque na formação dos profissionais de saúde, no desempenho acadêmico e profissional. A espiritualidade tem sido apontada como tema importante tanto pelos pacientes como pelos estudantes de Medicina, porém ainda pouco abordada nas escolas médicas.

Objetivo:

O estudo propõe verificar a associação entre o bem-estar relacionado à espiritualidade, à religiosidade e às crenças pessoais do interno e residente de Medicina e a empatia e a atitude na relação médico-paciente.

Métodos:

Trata-se de um estudo observacional, transversal, de abordagem quantitativa. O questionário WHOQOL-espiritualidade, religiosidade e crenças pessoais, a Escala Jefferson de Empatia e a Escala de Orientação Médico-Paciente foram autoaplicados por 64 estudantes dos últimos anos do curso e 50 residentes de Medicina. Realizaram-se estatística descritiva, correlação de Pearson e regressão linear stepwise para análise dos dados.

Resultados:

Foram encontradas correlações significativas (p < 0,05), variando de fracas (r = 0,10) a moderadas (r = 0,39). O escore final do WHOQOL-SRPB apresentou efeito sobre o escore global de empatia (R2 = 0,12; p < 0,00; β = 0,35; VIF = 1,00). Sentido da vida apresentou efeito sobre o escore global da atitude centrada no paciente (R2 = 0,14; p < 0,00; β = 0,38; VIF = 1,00).

Conclusão:

A espiritualidade, a religiosidade e as crenças pessoais foram associadas à atitude centrada no paciente e à empatia dos internos e residentes de Medicina. Em geral, o bem-estar relacionado à espiritualidade foi preditor da empatia, e o sentido da vida, preditor da atitude centrada no paciente. Esses resultados implicam a necessidade de se considerar o bem-estar relacionado à espiritualidade na formação dos internos e residentes para uma melhor qualidade da relação médico-paciente.

Palavras-chave : Espiritualidade; Empatia; Educação Médica; Estudantes de Medicina; Relação Médico-paciente.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )