SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue2Early medical school graduation during the COVID-19 pandemic: preliminary assessmentLevel of knowledge about basic life support of undergraduate students from the health area author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

CORREIA, Divanise Suruagy et al. Pandemia: vivências de médicos da atenção primária à saúde e de mestrandos em Saúde da Família. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, n.2, e077.  Epub May 03, 2021. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.2-20200340.

Introdução:

A Covid-19 trouxe uma série de desafios para o Sistema Único de Saúde. Na atenção primária à saúde (APS), tais desafios se somam aos já existentes.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo analisar a vivência de enfrentamento da pandemia de Covid-19 entre médicos do Programa Mais Médicos Brasil, mestrandos em Saúde da Família e atuantes na APS.

Método:

Trata-se de estudo qualitativo envolvendo oito médicos da APS de Alagoas que cursam o Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAÚDE). Foram elaboradas cinco questões, cujas respostas foram analisadas com base na teoria de Análise de Conteúdo.

Resultado:

Observaram-se três categorias e quatro subcategorias: categoria 1 - “Processo de estudo e de trabalho” (subcategoria 1.1 - “Características do PROFSAÚDE” - e subcategoria 1.2 - “Estratégias pessoais desenvolvidas”), categoria 2 - “Desafios no gerenciamento da vida” (subcategoria 2.1 - “Mudanças no cotidiano” - e subcategoria 2.2 - “Impacto nas emoções”) e categoria 3 - “Crescimento pessoal e profissional”.

Conclusão:

Em tempos de pandemia, os profissionais médicos vivenciam situações complexas e dinâmicas em razão de um duplo e acumulativo processo - o trabalho na APS e a condição de mestrando. Apesar de todas as dificuldades enfrentadas, o mestrado possibilitou o aprimoramento das habilidades em lidar com situações críticas.

Keywords : Covid-19; Educação Médica; Humanidades; Atenção Primária à Saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )