SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número2Graduação antecipada do curso de medicina durante a pandemia de COVID-19: avaliação preliminarNível de conhecimento sobre suporte básico de vida entre formandos da área de saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

CORREIA, Divanise Suruagy et al. Pandemia: vivências de médicos da atenção primária à saúde e de mestrandos em Saúde da Família. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, n.2, e077.  Epub 03-Maio-2021. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.2-20200340.

Introdução:

A Covid-19 trouxe uma série de desafios para o Sistema Único de Saúde. Na atenção primária à saúde (APS), tais desafios se somam aos já existentes.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo analisar a vivência de enfrentamento da pandemia de Covid-19 entre médicos do Programa Mais Médicos Brasil, mestrandos em Saúde da Família e atuantes na APS.

Método:

Trata-se de estudo qualitativo envolvendo oito médicos da APS de Alagoas que cursam o Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAÚDE). Foram elaboradas cinco questões, cujas respostas foram analisadas com base na teoria de Análise de Conteúdo.

Resultado:

Observaram-se três categorias e quatro subcategorias: categoria 1 - “Processo de estudo e de trabalho” (subcategoria 1.1 - “Características do PROFSAÚDE” - e subcategoria 1.2 - “Estratégias pessoais desenvolvidas”), categoria 2 - “Desafios no gerenciamento da vida” (subcategoria 2.1 - “Mudanças no cotidiano” - e subcategoria 2.2 - “Impacto nas emoções”) e categoria 3 - “Crescimento pessoal e profissional”.

Conclusão:

Em tempos de pandemia, os profissionais médicos vivenciam situações complexas e dinâmicas em razão de um duplo e acumulativo processo - o trabalho na APS e a condição de mestrando. Apesar de todas as dificuldades enfrentadas, o mestrado possibilitou o aprimoramento das habilidades em lidar com situações críticas.

Palavras-chave : Covid-19; Educação Médica; Humanidades; Atenção Primária à Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )