SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número2Impulsionando a comunicação não verbal na educação médicaAprendizagem sobre atividade física por estudantes de Medicina: a situação hoje no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

PEIXOTO, Mauricio Abreu Pinto et al. Usando a metacognição para analisar um caso de erro diagnóstico em simulação de alta fidelidade. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, n.2, e080.  Epub 02-Jun-2021. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.2-20200255.ing.

Introdução:

As equipes médicas atuam constantemente diante de pacientes em estado crítico e ambientes complexos. Nesses ambientes, entende-se que processos cognitivos, metacognitivos e afetivos coexistem, de modo a propiciar ou impedir um desempenho adequado1),(2. Nesta pesquisa, analisa-se um caso de erro diagnóstico sob a perspectiva metacognitiva.

Objetivos:

Este estudo teve como objetivos descrever os processos de pensamento que levaram ao erro e investigar possíveis contribuições dos processos metacognitivos para o ensino médico.

Métodos:

Fez-se uma entrevista em grupo3 com a equipe vencedora de uma olimpíada de simulação de atendimento a pacientes críticos realizada em um congresso nacional de educação médica. Adotou-se a análise de conteúdo4, codificada por Atlas-ti©, segundo Efklides5, seguida da extração das categorias empíricas no editor de mapas mentais SimpleMind©. O estudo foi registrado com CAAE nº 96007018.5.0000.5286 e aprovado (Parecer nº 2.938.945) pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto de Estudos e Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Resultados:

A equipe, antes da olimpíada, previu cenários possíveis. Durante a competição, o cenário simulado apresentado era semelhante a um dos esperados. Observou-se então que a equipe, sem se dar conta, enviesou todo o seu raciocínio visando confirmar o diagnóstico previsto a priori. São descritos os vários mecanismos metacognitivos envolvidos nesse processo. A equipe possuía conhecimento suficiente para estabelecer o diagnóstico correto, mas não o fez por distorção dos processos de pensamento. Esse caso ilustra o fato de que, para praticar medicina, conhecimento não é suficiente; aprender a pensar também é necessário. Ademais, estabelece-se uma proposta de quadro teórico, em que a simulação se apresenta como metodologia problematizadora, fornecendo um contexto no qual a metacognição e o Arco de Maguerez6 integram-se harmonicamente com a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel7),(8 para o desenvolvimento da competência profissional6.

Conclusão:

A metacognição permite elucidar eventos como os aqui descritos, sugerindo também que seu ensino e sua prática poderiam contribuir para a redução do erro médico.

Palavras-chave : Metacognição; Aprendizagem; Estudantes; Treinamento por Simulação; Erros de Diagnóstico; Tomada de Decisão Clínica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )