SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número2Usando a metacognição para analisar um caso de erro diagnóstico em simulação de alta fidelidadeMotivação acadêmica de estudantes de Medicina: uma análise na perspectiva da Teoria da Autodeterminação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

BORTOLINI, Cristiane Soares Ferreira et al. Aprendizagem sobre atividade física por estudantes de Medicina: a situação hoje no Brasil. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, n.2, e082.  Epub 01-Jun-2021. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.2-20200050.ing.

Introdução:

A atividade física é essencial para prevenir e tratar muitas doenças. Embora os médicos sejam os profissionais de saúde que mais influenciam a orientação de seus pacientes sobre os benefícios da atividade física, a maioria dos programas de graduação em Medicina no Brasil parece não incluir tópicos sobre atividade física em seus currículos.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo investigar a presença de tópicos sobre atividade física nos currículos médicos ativos no Brasil.

Método:

A pesquisa foi realizada separadamente em abril de 2015 e fevereiro de 2019, utilizando um recurso governamental, o sistema e-MEC, e pesquisa em bancos de dados da internet. Os dados foram divididos em categorias, de acordo com a condição de matrícula (obrigatória ou opcional) dos cursos com disciplinas ou módulos temáticos contendo tópicos sobre atividade física, tipo de atividades (teóricas, práticas ou teórico-práticas) e ênfase no conteúdo (saúde, desempenho ou saúde e desempenho).

Resultado:

Dos 223 currículos médicos compilados em 2015 e 286 em 2019, respectivamente, apenas 24 (10,8%) e 19 (6,7%) apresentaram pelo menos uma disciplina ou módulo temático contendo tópico sobre atividade física com ênfase em saúde.

Conclusão:

No Brasil, o número de currículos de graduação em Medicina contemplando tópicos de atividade física ainda é pequeno e sofreu uma redução entre 2015 e 2019, o que deve servir de alerta para as instituições de ensino médico quanto à necessidade de inclusão de conteúdos longitudinalmente distribuídos sobre atividade física, com abordagens teórica e, se possível, prática, e com ênfase na promoção da saúde e no tratamento de doenças, em unidades curriculares obrigatórias.

Palavras-chave : Educação Médica; Currículo; Exercício Físico; Qualidade de Vida; Prevenção; Doenças Crônicas; Sedentarismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )